07 Erros Que Você não Pode cometer em uma entrevista de emprego

Todos nós, seres humanos, somos imperfeitos, mas existem momentos que precisamos encarar a realidade e buscar fortemente a perfeição, uma delas é na hora de uma entrevista de emprego.

Nesse artigo, vou lhe mostrar sete erros, que muitos cometem, e que você, em hipótese alguma, pode cometer.

Antes de ajudar as pessoas a conquistarem o emprego dos seus sonhos / novos clientes através do LinkedIn, eu participei de inúmeras entrevistas de emprego e, com isso, aprendi sobre como obter sucesso em uma.

Além disso, conversei com alguns amigos empresários e recrutadores, esses me passaram alguns pontos de suma importância e alguns erros comuns, mas que são critérios de desclassificação.

1)     Criação de Personalidade Fantasma

Um nome bonito para disfarçar a palavra mentira. Inúmeros candidatos buscam tanto uma vaga que criam uma personalidade fantasma, ou seja, eles mostram algo que não são.

Para um recrutador, é fácil perceber isso, porém ele não vai falar que você está mentindo ou agindo de forma que não seja natural, ele deixara você se enforcar com sua própria corda.

Para você conseguir obter sucesso em uma entrevista de emprego, você deve ser completamente transparente, não adianta criar uma personalidade que não é você, mais cedo ou mais tarde ele perceberá que você mentiu para isso e, acredite, nenhum recrutador deseja contratar um mentiroso para firma.

Portanto, uma dica valiosa para você é que nunca tente ser o que você não é, não importa seus defeitos, faça suas qualidades sobressaírem.

2)     O sabe tudo

Em um momento de entrevista, é importante nós ouvirmos e respondermos as perguntas do nosso recrutador com sabedoria, mas isso não quer dizer que você tem que interrompê-lo e tentar saber tudo sobre tudo.

Ninguém é tão bom quanto que não possa ser melhorado, você pode até ser mais capacitado que os outros colegas, mas isso não quer dizer que você tem que falar isso a todo instante.

Demonstre suas capacidades apenas quando for solicitada, com certeza o recrutador lhe dará um tempo para você falar de si mesmo e, nesse momento, você deve mostrar que realmente é a pessoa ideal para o cargo solicitado.

Recrutadores não gostam de pessoas que tem o ar de superioridade, lembre-se que você não é um contratado e, se ele perceber que você quer ser melhor que todo mundo, ele não irá deseja-lo em sua empresa.

3)     O Engraçadinho

É comum que o recrutador, no início da entrevista, faça perguntas simples, com o único objetivo de quebrar o gelo e te deixar mais à vontade.

Sendo que muitas pessoas simplesmente confundem isso com liberdade de expressão e, terminam sendo engraçadinhos demais.

Sentam-se de toda forma, falam besteiras, usa gírias e por aí vai, por mais que a empresa que você esteja buscando uma vaga seja mais informal, você deve ter uma postura séria e profissional.

Não extrapole os limites, não faça piadas, muito menos fique rindo de perguntas simples que seu recrutador faz.

4)     Esquecer de falar

Muitos quando chegam a uma entrevista de emprego, esquecem a fala, simplesmente respondem o que é perguntado, mas não interagem com o recrutador.

Atualmente, empresas buscam pessoas comunicativas, proativas e, se você não fala nada, não se encaixa nesse perfil.

O ideal é que quando você tenha dúvidas, espere o recrutador acabar o ponto e faça sua pergunta.

Em suas respostas, tente ser claro, objetivo e direto, sem alongar suas respostas, mas também não falando palavras de uma só sílaba.

‘Clique Para Descobrir Os 03 Segredos Para Conquistar o Emprego dos Sonhos, até 06 vezes mais rápido, mesmo com o mercado em crise’

5)     Não conhecer a empresa

O mínimo que você deve saber são informações básicas da empresa a qual está se candidatando, mas muitos não fazem seu dever de casa.

O recrutador, possivelmente, fará perguntas sobre o que você sabe do negócio e, caso não saiba, ele não se surpreenderá, pois já é comum essa resposta, agora, caso você tenha respostas sobre tal, é provável que ele fique impressionado, com isso, você terá uma chance a mais do que os outros candidatos.

Portanto, estude sobre a empresa que você busca uma colocação profissional, descubra como funciona seu negócio, seus produtos, seu público alvo, dentre outras informações, prepare-se para encantar seu recrutador.

6)     O Inquieto

Quando estamos nervosos ou assustados, é comum que fiquemos inquietos, mas em uma entrevista de emprego isso não é um bom sinal.

Muitas pessoas ficam tão nervosas que não conseguem sentar em uma cadeira e permanecer ali, se mexem a cada instante, mal mantêm suas mãos quietas.

Isso não pode acontecer! Caso você esteja nervoso, ansioso ou algo similar, antes de adentrar na entrevista, peça um copo com água a recepcionista, caso não esteja à vista, mantenha sua concentração no que você veio fazer: conquistar um emprego.

7)     O candidato fantasma

Normalmente, empresas dispõe de uma recepção ou sala de espera, com isso, muitos candidatos se transformam em fantasmas.

Simplesmente chegam, sentam-se e pronto, esperam alguma mágica acontecer, isso é completamente errado.

Ao chegar, certifique-se de que a recepcionista ou secretária lhe viu, com isso, faça contato com a mesma, diga que está presente para um recrutamento e passe seu nome para ela.

Automaticamente ela lhe dará instruções para aguardar ou ir até alguma outra sala.

Nunca fique sem falar nada! Um outro ponto bem importante enquanto aguarda é que você deve fazer contato visual com todas as pessoas contidas na sala e, quando cruzarem olhares, basta um simples aceno com a cabeça e/ou um sorriso amigável para a pessoa.

Inúmeras empresas colocam funcionários para observar seu comportamento enquanto aguarda.

E se alguém vir falar com você, seja cordial, dê assunto, converse normalmente, nunca se sabe quem está falando com você.

Espero que, com essas sete dicas, você possa evitar de cometer todos esses erros comuns em uma entrevista de recrutamento.

Todos nós sabemos que o mercado vem buscando profissionais mais qualificados e preparados para as vagas dispostas, com isso, quero muito poder te ajudar!

Eu tenho um treinamento GRATUITO de uma única aula onde eu mostro ‘Os 03 Segredos Para Conquistar o Emprego dos Sonhos, até 06 vezes mais rápido, mesmo com o mercado em crise’, essa aula é disponibilizada para ajudar pessoas, como você, a conquistarem o tão desejado emprego dos sonhos.

Caso queira participar da AULA GRATUITA, basta clicar no link abaixo e seguir as instruções da tela!

Clique Aqui Para Garantir Uma Vaga Na Aula Gratuita