5 Passos Simples Para Criar um Convite de Conexão Irresistível no LinkedIn (e ser respondido!)

 

Imagine que você está em um evento de networking e se depara com uma pessoa que você ainda não conhece, mas que adoraria conhecer.

Pode ser que essa pessoa seja um cliente potencial, alguém que pode proporcionar o emprego dos seus sonhos ou qualquer outra coisa.

Você sabe que é fundamental ir até o encontro dessa pessoa e falar algo que a desperte o interesse de continuar a conversa.

Finalmente você cria coragem e a primeira coisa que você diz é: “Eu gostaria de ter você na minha rede profissional de contatos”.

Você faria isso? Sério, você faria isso?

Acho que não… sendo que é muito provável que você utilize exatamente essa abordagem aqui no LinkedIn (assim como a grande maioria dos usuários)!

Quando você envia um convite de conexão no LinkedIn, a mensagem padrão que o LinkedIn fornece é “Eu gostaria de adicionar você à minha rede profissional no LinkedIn. – Seu nome e sobrenome”.

Veja abaixo um exemplo:

 

Eu quero te fazer duas perguntas:

Você quer ser percebido como uma pessoa preguiçosa no seu primeiro contato ou mostrar que realmente está interessado na pessoa na qual está enviando o convite?

Você quer aparentar que está interessado somente em aumentar os números de conexões que possuí na sua rede ou que também se importa com a qualidade dessas conexões?

E aí, o que você quer passar? Vamos em frente!

Utilizando o convite padrão do LinkedIn você irá conquistar os 2 resultados abaixo:

  1. Baixa taxa de convites aceitos.
  2. Os poucos que aceitarem, provavelmente irão lhe enviar uma mensagem em sequência (até porque você não disse nada que mereça receber uma mensagem).

PS: Por conta da baixa taxa de convites aceitos utilizando a opção “Eu não conheço [nome]”, você pode ter sua conta restringida pelo LinkedIn. Nesse caso, você apenas poderá adicionar pessoas na qual você possui o seu e-mail.

Além desses motivos já justificarem com sobra o fato de que você deve utilizar um convite personalizado, recentemente o LinkedIn fez uma mudança na qual o convite que você enviou (sendo ou não personalizado), é o responsável por iniciar a conversa entre você e sua nova conexão (essa é grande oportunidade para você
começar um relacionamento desde o primeiro momento, contanto que você tenha personalizado o convite).

5 Simples Passos para Criar um Convite de Conexão Irresistível

1. Comece com uma saudação e utilize o nome da pessoa

Dale Carnegie disse certa vez: O som mais doce para o ouvido de qualquer pessoa é seu próprio nome.

Vamos nos utilizar isso no LinkedIn? Inicie o convite com uma breve saudação e personalize com o nome da pessoa. Eu particularmente costumo iniciar da seguinte forma “Olá X (nome da pessoa), tudo bem?”.

Dessa forma você faz parecer que está se adereçando diretamente para a pessoa e não somente copiando e colando um texto qualquer.

2. Adicione um contexto

Logo após sua saudação, você deve adicionar uma breve explicação do motivo que você quer se conectar, os textos aqui são os mais variados possíveis, por exemplo: “Nos conhecemos no evento XYZ ontem” ou “Eu vi que temos interesses em comum” ou “vi que temos amigos em comum” ou “Vi o seu artigo sobre XXX no LinkedIn e gostei muito”. Quanto mais personalizado, melhor, mas até mesmo os mais genéricos são melhores do que nada.

Lembre-se que essa é a sua única oportunidade de convencer alguém a aceitar ou não o seu convite.

3. Descreva em uma breve sentença a sua atividade.

Após adicionar o contexto, é importante que você descreva em uma breve sentença a sua atividade profissional. Exemplo: “Eu sou Coach de Produtividade”. Essa definição é muito importante, especialmente se você não conhece a pessoa que está enviando o convite.

Se você estiver buscando novas oportunidades profissionais e estiver se conectando com um profissional de Recursos Humanos, pode utilizar esse campo da seguinte forma “Busco Recolocação na Área de XXX). Você pode ainda incluir aqui, também de forma breve, a sua admiração pela empresa que esse profissional de RH atua.

Caso você esteja se conectando com um cliente potencial, não faça nenhuma abordagem relacionado ao seu serviço ou produto nesse momento. Caso contrário, você será apenas considerado um SPAMMER chato e terá altas probabilidades de ter sua conta restringida no médio/longo prazo.

4. Convite para conexão

Finalmente, depois de 3 etapas, poderíamos utilizar o convite padrão do LinkedIn “Eu gostaria de adicionar você à minha rede profissional no LinkedIn”. Aproveitando que você já está personalizando o seu convite, vamos personalizar essa mensagem também?

Uma forma aprimorada para essa mensagem é: “Seria um prazer estar conectado com você no LinkedIn e saber como posso lhe ajudar”.

5. Adicione um fechamento

Você pode utilizar o seguinte fechamento:

“Grande abraço,

Seu nome”.

Obviamente você não precisa utilizar o “Grande abraço”, personalize como bem preferir. Aliás, todos esses 5 passos são apenas modelos estruturais e espero que lhe sirvam de inspiração, meu objetivo aqui não foi e nem nunca será lhe dar um template que funciona em 100% dos casos sem nenhuma adaptação (até porque não acredito nisso).

O que eu realmente quero é que você entenda a lógica e desenvolva o seu convite personalizado da forma mais adequada possível.

Quer potencializar ainda mais a taxa de convites aceitos (assim como de convites recebidos)? Então considere ver os seguintes conteúdos:             

1. Aceitar ou não todos os convites no LinkedIn?

Um complemente perfeito para esse conteúdo é o artigo “Aceitar ou não todos os convites de conexão no LinkedIn?” onde além de esclarecer a pergunta do título abordo a questão da Qualidade Versus Quantidade no LinkedIn. Clique AQUI e confira esse artigo.

2. Não tenho tempo para ficar personalizando meus convites!

Há uma forma de automatizar seus convites, mensagens e qualquer outra comunicação de texto que você utilizar no LinkedIn!

Clique AQUI e confira um artigo onde abordo exclusivamente esse tema.

3. Ter uma foto ideal no seu perfil.

Você sabia que quem não possui uma foto no perfil do LinkedIn recebe, em média, 12 vezes menos visita do que quem possui? Pode ser que você já tenha uma foto, mas será que a sua foto atual é a foto ideal para o LinkedIn?

Clique AQUI e confira um artigo onde abordo exclusivamente esse tema.

4. Desenvolver um Título Profissional que atrai o seu alvo

Além da sua foto, a pessoa que você enviou o convite verá o seu título profissional antes mesmo de entrar no seu perfil (se é que vai entrar).

Esse é o item mais importante de todo o seu perfil no LinkedIn (desde que elaborado corretamente).

Clique AQUI e confira outro artigo onde abordo exclusivamente esse tema.

PPS: Nunca fiz um artigo com tantos links para outros artigos meus, mas esse é um assunto que envolve muitos outros pontos, então prefiro deixar assim e você escolhe o que quer consumir 🙂

Avisos e Dicas:

  1. Se você já atingiu o número de 5000 convites de conexão, número máximo inicial liberado pelo LinkedIn, você pode clicar AQUI e solicitar mais 500 convites.
  2. Não clique no botão de conectar utilizando o recurso “pessoas que você deve conhecer” do LinkedIn, pois ao clicar você estará enviando o convite padrão do LinkedIn. Se você ver alguém nesse recurso que deseja se conectar, entre no seu perfil, clique no botão de conectar e personalize o convite.
  3. Você possui apenas 300 caracteres disponíveis para personalizar o seu convite, ao passar desse limite o próprio LinkedIn irá lhe avisar.
  4. Clique AQUI e você entrará no meu perfil do LinkedIn, em seguida me envie um convite personalizado e já comece a treinar o que aprendeu por aqui (o contexto já é justamente o fato de você ter lido esse artigo rs).
  5. Não aconselho que você adicione mais do que 25 pessoas por dia, justamente para evitar ter sua conta restringida pelo LinkedIn, mas aconselho fortemente que você determine um número mínimo de convites por dia a ser enviado e que o faça de um modo consistente.

Agora quero saber sua opinião, o que você acha quando recebe um convite não personalizado e o que acha quando recebe um convite personalizado? Tem alguma diferença para você?

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