Faça Agora Mesmo O Backup dos Seus Dados No LinkedIn (Antes Que Seja Tarde Demais…)

backup-dados-linkedin

Imagina o cenário: De um dia para o outro a sua conta no LinkedIn simplesmente deixa de existir…

Outro cenário: O que você faria se todos os seus contatos, simplesmente desaparecessem?

Um tanto quanto desesperador né? Porém eu conheço alguns casos onde essas situações aconteceram!

Ambas situações seriam muito mais tranquilas caso você tivesse todos os seus contatos salvos em um arquivo, afinal, mesmo que o LinkedIn deixasse de existir (o que duvido muito), você ainda teria acesso aos seus contatos (que na minha opinião, é o seu bem mais precioso no LinkedIn).

A boa notícia é que o LinkedIn possui um recurso pouco conhecido, que permite que você faça um backup de diversas informações, como por exemplo: Primeiro nome, último nome, e-mail, empresa atual, posição atual e tags (ou marcadores) de todas as suas conexões!

O mais incrível é que esse é apenas 1 dos 40 arquivos que você receberá do LinkedIn em até 24 horas!

No pior cenário possível, caso a sua conta tenha sido deletada por algum motivo, você poderia utilizar esses dados para convidar todas as suas conexões para sua nova conta no LinkedIn ou simplesmente retomar o contato por e-mail ou como bem preferir.

Veja abaixo uma imagem de alguns dos arquivos que recebi contendo meus dados:

backup-dados-linkedin

O arquivo destacado é o que contém dados como: Nome, e-mail, tags e afins.

Se você utiliza ou utilizava as tags (ou marcadores) no LinkedIn, esse recurso é ainda mais importante e tem data de validade…

Na nova versão do LinkedIn, as tags simplesmente não existem!

Justamente por isso não vou me aprofundar no assunto, mas basicamente: As tags servem para separar suas conexões em diferentes categorias, como por exemplo: Recrutadores, Advogados, Engenheiros, Coaches, Empresários, etc.

Você ainda poderá utilizar as tags no LinkedIn, mas para isso será necessário fazer o upgrade para a conta Sales Navigator, cujo investimento mensal é de R$ 328,99! Valor esse que é muito acima ao que a grande maioria dos usuários do LinkedIn está disposta a investir…

Mas há solução para isso!

Ao realizar o backup como vou te mostrar logo abaixo, você também receberá as suas tags, entretanto, elas só estarão disponíveis até 31/03/2017, ou seja, após essa data você não mais poderá realizar backup das suas tags!

Sim, eu sei que não é o ideal ter as tags somente em um arquivo do excel… mas é melhor que nada, não é mesmo?

Agora que já está claro a importância de ter um backup dos seus dados no LinkedIn, vamos em frente!

Como Fazer Backup Dos Seus Dados no LinkedIn

1.   Acesse o link a seguir ➜ https://www.linkedin.com/settings/data-export-page (se ao clicar no link você for redirecionado para a página inicial do LinkedIn, copia e cola a url no seu navegador e aperte enter).

2.   Provavelmente você terá que logar novamente no LinkedIn, isso é apenas uma medida de segurança (afinal, o LinkedIn não quer que qualquer outra pessoa, sem ser você mesmo, tenha acesso a essas informações).

3.   Você então será redirecionado para a página abaixo:

backup-dados-linkedin

4.   Basta agora clicar no botão “Solicitar arquivo” e pronto! 🙂

Como é informado na página acima, em alguns minutos você receberá as informações mais fáceis de compilar no seu e-mail e em 24 horas receberá os demais arquivos também por e-mail.

Importante: Faça esse procedimento no seu computador pessoal, creio que você não vai gostar se outra pessoa tiver acesso a todos esses dados.

Como Converter Facilmente Os Arquivos Recebidos Do LinkedIn

Pode ser que você se sinta um tanto quanto perdido ao abrir os arquivos, já que eles vêm no formato .csv e a disposição das informações é em uma só linha, sem colunas, sem formatação e etc.

Você pode pesquisar na internet e achar como converter o .csv para outros formatos no próprio excel, mas essa opção é a mais complexa.

Pesquisando na internet encontrei o site convertio.co

Nesse site você poderá adicionar os arquivos .csv e escolher o formato pós conversão que preferir, como o .xlsx (excel 2007 em diante já o abre), .xls (compatível com todas as versões do excel) e outros formatos, confira! 🙂

Bem, agora você não tem desculpa para não realizar o seu backup, lembre-se daquela famosa frase: É melhor prevenir do que remediar!

backup-dados-linkedin

___________

Você Quer Conquistar Novos Clientes OU Um Novo Emprego? Então Confira Os Treinamentos Abaixo:

Opção 1 ➜ Os 2 Pilares Essenciais Que Utilizo Para Conquistar Clientes Através do LinkedIn – Sem Investir Em Anúncios! Clique AQUI e Reserve Sua Vaga!

Opção 2 ➜ Como Usar O LinkedIn Para Conquistar Sua Recolocação (Mesmo Que O Mercado Esteja Em Crise). Clique AQUI e Reserve Sua Vaga!

Veja o que você aprenderá em cada treinamento:

  • Os Segredos Para Elaborar Um Perfil Que Atrai e Conquista o seu Prospecto Ideal (Clientes Potenciais, Recrutadores/Tomadores de Decisão).
  • Como Se Conectar e Se Comunicar Do Modo Mais Efetivo Com Seus Prospectos, Gerando Novas Oportunidades Desde O Primeiro Momento.
  • E Muito Mais!

Importante: Os treinamentos possuem vagas limitadas, então garanta já a sua vaga!

Clique AQUI e se inscreva para o treinamento de Negócios.

OU

Clique AQUI e se inscreva para o treinamento de Carreira.

  • Elaine Lale

    obrigada pela dica !