O Guia Completo Das Competências Do LinkedIn – Parte 1

Você nunca tem uma segunda chance de causar uma primeira impressão – Aaron Burns.

Sim, eu acabei de começar um artigo com uma quote!

Eu fiz isso pelo seguinte: Essa quote resume o que eu quero mostrar para você nesse artigo, mas especificamente, através das competências ou skills do LinkedIn.

Segundo o LinkedIn, perfis que contém pelo menos 5 competências listadas no seu perfil recebe, em média, 17 vezes mais visitas no seu perfil! WOW!

Agora, posso ser sincero com você?

De nada adianta você ter 5 ou 50 competências (máximo de competências possíveis no LinkedIn) que não representam em NADA o que você é, o que você sabe, o que você faz e por aí vai…

Isso acontece principalmente pelo seguinte: Seus queridos amigos que fazem parte da sua rede no LinkedIn podem, com a melhor das intenções, bagunçar TOTALMENTE suas competências!

Veja bem, quando uma pessoa visita o seu perfil o LinkedIn sugere algumas competências que supostamente você possui… sendo que na maioria das vezes, essas competências não têm NADA a ver com você!

O que fazer então para mudar isso? É isso que veremos a seguir!

Como Remover Competências Indesejadas Do Seu Perfil No LinkedIn!

Primeiramente vamos no modo que permite editarmos o seu perfil, para isso, clique AQUI.

Agora desça até o bloco de opções chamado “Competências e Recomendações”.

Agora clique em algum ícone de lápis que aparece logo após as competência, com isso aparecerá a imagem abaixo:

Você agora poderá eliminar as competências que não tem nada a ver com você clicando no “X” que aparece no final de cada competência.

Caso você delete por engano alguma competência e se lembre do que estava escrito nela, fique calmo pois eu tenho a solução (ou melhor, o LinkedIn tem rs).

Basta escrever o nome dessa competência e clicar no botão adicionar e pronto! Ela voltará e ainda manterá o número de endossos que possuía previamente, nos meus exemplos acima, retornaria o “+ de 99”.

Além disso, você poderá também reorganizar suas competências, ex: Colocar uma na primeira posição e outra na quinta. Para fazer isso, basta clicar com o botão esquerdo do mouse, segurar, e arrastar para onde bem desejar.

Isso é importante pois pode ser que você queira colocar suas competências por ordem das que mais receberam endossos de outras pessoas (pessoas que clicaram em determinada competência e confirmaram que você de fato possui tal competência).

Ou…

Você pode colocar por qualquer outra ordem, como por exemplo: Competências que melhor refletem o que você é, o que você faz, o que você sabe e afins.

E isso, meu caro leitor, é importantíssimo!

Para tentar lhe ajudar um pouco mais esse aspecto, quero que você se faça agora mesmo uma pergunta: Pelo o que você quer ser reconhecido? Pelo que você quer ser lembrado?

Isso é importante pois somente sabendo para onde você quer ir e o que quer fazer/representar, que poderá criar competências que reflitam esse seu conhecimento/posicionamento (isso é uma das coisas mais importantes da sua vida na verdade…)

Falo um pouco mais sobre isso no artigo ➜ O Que o Uso Eficaz do LinkedIn e um Dermatologista têm em Comum?

Agora você já consegue deletar as competências aleatórias que recebeu e ainda sabe como as reorganizar! 🙂

Agora sua próxima missão é: Definir 50 competências que lhe representam e colocar no seu perfil do LinkedIn!

“50 Rodrigo? Eu não tenho imaginação para isso tudo…”

Sim, eu sei que vai dar um pouco de trabalho… mas é para o seu próprio bem!

Afinal, se você não fizer isso… você vai novamente ter suas competências definidas pelas pessoas da sua rede (e eu sei que você não quer isso, não é mesmo?)

Essas recomendações das pessoas da sua rede não são de todo mal, afinal, muitas delas de fato recomendam as competências que você colocou e o LinkedIn só criou essa funcionalidade porque a maioria das pessoas não colocam absolutamente nada nesse campo – oportunidade para você se destacar e se posicionar bem, viu?

Por esse mesmo motivo não recomendo que você desmarque a primeira opção que aparece na imagem anterior “Inclua meu perfil nas sugestões de recomendação enviadas às minhas conexões”.

E você ainda pode estar pensando “Ok Rodrigo, entendi… mas são 50 competências poxa!”

Não sei se você sabe, mas estou aqui para lhe ajudar! 🙂

Eu vou te dar agora o melhor atalho possível para que você possa, de modo rápido, definir suas 50 competências.

Preparado? Vamos lá!

Visite o perfil de pessoas que tem atuam na mesma posição ou posição similares que a sua atual ou para a posição que você pretende atuar (caso esteja buscando recolocação ou queira mudar de emprego).

Deixa eu te mostrar como fazer isso de modo simples, vamos utilizar a pesquisa avançada ➜ clique AQUI para entrar nela.

Assim que entrar na pesquisa avançada, aparecerá um Pop-Up como na imagem abaixo.

Existe muitos filtros que poderíamos utilizar aqui, mas para o propósito desse artigo, vamos atuar somente com o básico do básico.

No campo chamado “Cargo” coloque o seu cargo atual ou pretendido.

Como exemplo, vou colocar “Consultor Empresarial” e em seguida apertar “Enter” no teclado para que a pesquisa seja realizada.

Apareceu 5500 resultados!

Agora basta dar entrar no perfil de cada um e dar uma espiadinha nas suas competências (me senti o Pedro Bial falando isso, e sim, em algum momento da minha vida eu assisti o BBB hahaha).

IMPORTANTE:

  • Eu não estou falando para você copiar as competências de outras pessoas simplesmente, mas sim para ver perfis semelhantes ao seu e analisar as competências que essas pessoas possuem e, talvez, algumas delas façam sentido para você também.
  • Eu também não estou recomendando e nem acho que você deve incluir qualquer competência que de fato você não possui. Se há algo nas suas competências, você deve saber pelo menos abordar o assunto com certa propriedade. Tudo bem? 🙂

Inicialmente pretendia por tudo sobre competências nesse mesmo artigo, porém, como pode ver… ele já está em um tamanho um tanto quanto considerável rs.

Por conta disso decidi separar esse conteúdo em 2 partes!

Na segunda parte vou abordar como conquistar o tão desejado “+ de 99” nas suas competências (ou seja, vou te mostrar os melhores métodos para fazer com que pessoas da sua rede endossem suas competências até que você alcance o valor máximo que o LinkedIn mostra para cada competência).

Isso é muito importante pois é uma das formas mais eficazes de transparecer a sua autoridade através do LinkedIn!

Então se você tem interesse que eu produza logo em seguida esse conteúdo e já o lance como meu próximo artigo, me envie os sinais de fumaça abaixo 🙂

  • Compartilhe esse artigo com sua rede e os ajude a lhe ajudar (lhe dando novos endossos haha).
  • Faça um comentário logo abaixo com sua dúvida, comentário, crítica ou qualquer coisa.
  • E clique em curtir.

backup-dados-linkedin

___________

Você Quer Conquistar Novos Clientes OU Um Novo Emprego? Então Confira Os Treinamentos Abaixo:

Opção 1 ➜ Os 2 Pilares Essenciais Que Utilizo Para Conquistar Clientes Através do LinkedIn – Sem Investir Em Anúncios! Clique AQUI e Reserve Sua Vaga!

Opção 2 ➜ Como Usar O LinkedIn Para Conquistar Sua Recolocação (Mesmo Que O Mercado Esteja Em Crise). Clique AQUI e Reserve Sua Vaga!

Veja o que você aprenderá em cada treinamento:

  • Os Segredos Para Elaborar Um Perfil Que Atrai e Conquista o seu Prospecto Ideal (Clientes Potenciais, Recrutadores/Tomadores de Decisão).
  • Como Se Conectar e Se Comunicar Do Modo Mais Efetivo Com Seus Prospectos, Gerando Novas Oportunidades Desde O Primeiro Momento.
  • E Muito Mais!

Importante: Os treinamentos possuem vagas limitadas, então garanta já a sua vaga!

Clique AQUI e se inscreva para o treinamento de Negócios.

OU

Clique AQUI e se inscreva para o treinamento de Carreira.