Construa sua Autoridade no Linkedin em 4 passos

CONSTRUA SUA AUTORIDADE NO LINKEDIN

Você gostaria de conquistar novas oportunidades para o seu negócio?

Se sua resposta foi “sim”, então você definitivamente precisa se tornar uma autoridade em seu mercado.

Você pode estar se perguntando: O que exatamente é uma autoridade?

Uma autoridade é uma pessoa que é reconhecida pelo seu conhecimento e capacidade de gerar resultado e valor para os seus clientes, e até mesmo para aqueles que não são seus clientes, principalmente através do compartilhamento gratuito de conteúdo.

Quando você é reconhecido como uma autoridade, os clientes passarão a vir até você sempre que precisarem de um serviço no seu campo de atuação, isso ocorrerá pois eles confiam em você, ou seja, você se tornou a única opção lógica para eles.

Mas como que você pode conquistar esse status de autoridade? Você deve reunir dois fatores: Expertise em um determinado campo + percepção dessa expertise pelos demais.

Em outras palavras, você precisa ter o conhecimento na área que deseja se tornar uma autoridade e as pessoas devem perceber que você possui esse conhecimento.

Você não precisa que todas as pessoas o reconheçam como uma autoridade, você não precisa ter a fama de um ator de televisão, você apenas precisa que o seu público alvo te perceba como uma verdadeira autoridade no seu campo de atuação.

Eu recomendo que você construa essa percepção dentro do Linkedin, já que esta é a maior rede de negócios que existe no mundo e possui somente no Brasil mais de 23 milhões de usuários.

Veja a seguir como construir a sua autoridade dentro do Linkedin.

Passo 1 – Otimizar o Perfil do Linkedin para Negócios

O primeiro passo para você se tornar uma autoridade no Linkedin é ter um perfil que confirme essa autoridade e que atraia o seu cliente.

O seu perfil no Linkedin funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, ele representa o valor único que você e seu negócio traz para o seu cliente.

É muito provável que nesse momento o seu cliente ideal esteja pesquisando pelos serviços que você oferece no Linkedin, será que o seu perfil está otimizado para atrair esse cliente?

Eu não quero que você fique quebrando a sua cabeça nisso, ao mesmo tempo, eu não conseguiria dentro desse artigo te ajudar a desenvolver um perfil no Linkedin otimizado para negócios, já que esse tema por si só tem uma extensão maior que esse artigo inteiro, fugindo assim da proposta inicial.

Mas não fique irritado comigo, pois eu preparei o Guia Essencial do Linkedin para Negócios que contém:

  • Os 5 itens essenciais para um perfil no Linkedin otimizado para negócios
  • Como localizar e conquistar novos clientes e muito mais

Confira AQUI e acesse o seu Guia.

Passo 2 – Compartilhar Atualização

Compartilhar conteúdo é a melhor forma de se posicionar como uma autoridade no mercado. Uma das formas de fazer isso no Linkedin é utilizando o recurso “Compartilhar Atualização”.

A minha última atualização no Linkedin foi visualizada, no momento que posto esse artigo, pelo equivalente a 30% do total das minhas conexões.

Algumas pessoas que curtiram está atualização não eram minha conexão de primeiro grau e sim de segundo grau, ou seja, eram conectados a alguém da minha rede.

Compartilhando atualizações no Linkedin o torna sempre presente na mente das suas conexões, e pode fazer com que você alcance pessoas que não são uma conexão de primeiro grau.

Nas atualizações você compartilhar itens como:

  • Conteúdos próprios
  • Conteúdos de terceiro que você leu, gostou e que de preferência tenham valor para o seu público alvo
  • Um conselho sobre um determinado assunto
  • Uma pergunta
  • Uma informação importante a seu respeito ou de sua empresa

Dica: Você só tem 140 caracteres disponíveis para cada atualização no Linkedin, mesmo tamanho de um tweet, então use serviços que encurtam uma url como o bit.ly

Passo 3 – Publicar Artigo no Linkedin Pulse

O fator que mais gera autoridade é a publicação de conteúdos de autoria própria, seja no formato de artigo, vídeo, podcast, slideshare e etc.

Antigamente para que você pudesse publicar um artigo era necessário que você tivesse um blog ou postasse como convidado em um blog de terceiro.

Com o Linkedin Publisher você não precisa contar com mais nada disso!

A qualquer momento você pode começar um artigo e assim que estiver pronto publicar no Linkedin. Isso por si só já é incrível, mas além disso, quando você publica um item no Linkedin todas as pessoas da sua rede recebem uma notificação da sua publicação! Incrível não é mesmo?

Caso você já tenha um blog com conteúdo próprio publicado, que tal republicar no Linkedin? Eu mesmo faço isso, pode ter certeza que vale a pena!

Uma dúvida que recebo constantemente dos meus clientes é: Qual assunto que eu devo publicar no Linkedin? Para resolver isso, responda a 3 perguntas:

  • O que eu sei que seria importante para o meu público alvo?
  • Quais são as maiores dúvidas que eu recebo dos meus clientes?
  • Quais os problemas que você eu tive que enfrentar e erros que eu cometi até chegar onde cheguei?

Aposto que você teve pelo menos uma ideia que pode render em um belo conteúdo, certo?

PS: Nunca poste uma publicação que tenha apenas um caráter promocional sem ter qualquer valor embutido, você apenas perderá credibilidade frente aos seus contatos. Seja a pessoa que entrega e conquista seus clientes por meio da publicação de conteúdo de alto valor e não a pessoa chata que torce para realizar uma venda…

Passo 4 – Participar dos Grupos no Linkedin

Ao participar de um grupo no Linkedin você poderá construir a sua autoridade com os membros daquele grupo.

Escolhe de 3 a 5 grupos para participar de forma efetiva e contribua com as discussões existentes com comentários inteligentes e que realmente venha a ajudar aquela discussão, se você tiver um conteúdo que seja correlato ao assunto pode colocar o link para ele no final do seu comentário.

Crie sua própria discussão, mas não abuse do compartilhamento de conteúdo promocional, de preferência ao conteúdo que venha gerar valor para os membros daquele grupo seja o conteúdo seu ou de terceiros.

Se quiser saber mais sobre como utilizar os grupos do Linkedin para Negócios, você pode consultar o nosso artigo exclusivo clicando AQUI.

Conclusão

Você pode ser a pessoa que mais detém conhecimento sobre um determinado assunto, mas se você nunca expor o seu conhecimento sobre ele, as pessoas nunca o verão como uma autoridade nesse campo.

Eu resumo desse artigo da seguinte forma: Tenha um perfil que demonstre sua autoridade e prove sua autoridade por meio do conteúdo que você cria e compartilha.

Não tenha medo de compartilhar o seu melhor conteúdo, as pessoas que eu considero uma autoridade são justamente aquelas que compartilham o que elas possuem de melhor.

Teoria é legal… mas que tal colocarmos em prática?

Comece agora compartilhando alguma atualização no Linkedin sobre qualquer assunto, você pode inclusive compartilhar esse artigo no Linkedin. Você estará agregando valor aos seus leitores e pode ter certeza que eu vou ficar muito feliz! 😀 

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