O guia definitivo para uma foto ideal no LinkedIn

foto-ideal-linkedinVocê sabia que um perfil com foto no LinkedIn possui, em média, 11 vezes mais visualizações do que um perfil sem foto?

Aí você pode pensar “UFA! Não preciso mais ver esse artigo, eu já tenho uma foto no LinkedIn!”, infelizmente não é bem por aí viu?

Veja bem, por mais que você tenha uma foto, você tem certeza que a sua atual no LinkedIn é a sua foto ideal para uma rede profissional? Você tem certeza que ela está atraindo o seu alvo? Não? Então vamos em frente pois eu quero lhe ajudar nisso!


PS: Você quer ver esse conteúdo por vídeo ou quer continuar lendo esse artigo? Pergunto isso pois aqui você tem essa opção! 🙂

PS2: Esse é meu primeiro vídeo de conteúdo relacionado a um artigo no youtube, se você gostar desse novo formato eu quero te pedir 4 coisas simples – Se fizer uma eu já estou feliz demais!

  1. Curta;
  2. Comente;
  3. Compartilhe;
  4. Se inscreva no canal 🙂

Fazer vídeos gera um trabalho adicional bem considerável e eu quero saber se esse novo formato é do seu interesse, caso sim, pretendo realizar outros 🙂


Retornando…

Você nunca tem uma segunda chance de causar uma primeira impressão. – Aaron Burns

Se a primeira impressão é muito importante em um encontro presencial, imagina no LinkedIn onde a pessoa sequer possui a chance de se expressar!

Vou além disso, para boa parte dos casos, causar uma boa primeira impressão é o que definirá se a pessoa vai ou não visitar o seu perfil o que poderia resultar em um novo convite de conexão, um contato via e-mail, contato por telefone, enfim, uma nova oportunidade.
“Rodrigo, acho que você está forçando demais aqui não?” NÃO!

Repare quais são os únicos 3 itens que aparecem logo abaixo do título desse artigo:

  1. Meu nome;
  2. Minha foto;
  3. Meu título (item mais importante do seu perfil do LinkedIn, junto com sua foto, e que 95% das pessoas erram! Quer saber mais? Veja esse artigo: https://www.linkedin.com/pulse/95-dos-usuários-do-linkedin-erram-item-mais-e-você-rodrigo-moubar

São esses itens que vão definir se a pessoa vai ou não visitar o seu perfil, em especial os dois últimos.

Se a sua foto não for profissional e o seu título for chato (desculpe ser sincero), é provável que o número de visitas no seu perfil seja bem abaixo do seu verdadeiro potencial.

7 TIPOS DE FOTOS INADEQUADAS PARA O SEU PERFIL DO LINKEDIN

1 – Não ter foto alguma

foto-ideal-linkedinComo mencionei antes, um perfil com foto no LinkedIn gera em média 11 vezes mais visualizações do que um perfil sem foto! Então é necessário que você coloque uma foto no seu perfil.

2 – Reaproveitar fotos.

foto-ideal-linkedinSabe aquela foto da festa dos seus amigos em que ficou uma mão sobrando no seu ombro que não é sua? Então… não utilize essa foto no seu perfil 🙂

3 – Poses exageradas

foto-ideal-linkedin-3A não ser que você seja o Jim Carey… creio que uma foto com pose exagerada não seja a melhor opção para você.

4 – Foto com outras pessoas

foto-ideal-linkedin-4

Você deve estar sozinho nas suas fotos! E eu já comentei que você não deve reaproveitar fotos, não é mesmo?

5 – Foto da Logo da sua empresa

foto-ideal-linkedin-5Você sabia que é proibido, vide os termos do LinkedIn, utilizar a logo da sua empresa no seu perfil pessoal? Você ter sua conta restringida ou até mesmo excluída!

A regra é simples: Para o seu perfil pessoal utilize sua foto, para a página da sua empresa utilize a logo da sua empresa, justo não?

Lembre-se que pessoas fazem negócios com pessoas, além disso, a tendência é justamente personificar as corporações e não o contrário (já que os resultados financeiro e de engajamento são maiores desse modo).

6 – Selfie

foto-ideal-linkedin-6Selfie simplesmente não combina com o LinkedIn, guarde elas para o seu facebook, instaram e afins.

7 – Animais

foto-ideal-linkedin-7Sim, eles são muito fofos… mas não combina com o LinkedIn né?

8 – Foto em ambientes informais ou inadequados.

foto-ideal-linkedin-8O LinkedIn é uma rede profissional voltada para negócios, por isso, você deve manter até mesmo o ambiente da sua foto profissional e evitar fotos praianas e afins.

Foto bônus:

foto-ideal-linkedin-9Assim como não deve tirar uma foto no banheiro masculino com um mictório ao fundo…

7 ITENS PARA OBTER UMA FOTO IDEAL

1 – Sorria

Richard Branson já dizia “Seu sorriso é sua vantagem competitiva”, ter uma foto sorrindo demonstra que você é alguém confiante e aberto a novas oportunidades.

2 – Foto do seu rosto ou tronco superior

Sua foto não deve aparecer o seu corpo inteiro, pois dessa forma o seu rosto ficaria muito pequeno e ele é o que mais deve aparecer na sua foto já que é comprovado que as pessoas gravam mais o rosto do que até mesmo o nome das pessoas (outra opção viável é tirar do seu tronco superior).

3 – Fundo neutro

A pessoa que está vendo o seu perfil deve olhar somente para você e não ficar reparando na praia ou em qualquer outra espécie de fundo que chama atenção para si.

O fundo ideal deve ser branco ou preto, um modo simples é utilizar o fundo da parede da sua casa ou de um conhecido.

4 – Roupa adequada

Qual a roupa que você usaria para encontrar o seu cliente ou para ir em uma reunião profissional? Essa é a mesma roupa que você deve estar utilizando quando for tirar sua foto.

5 – Ângulo, iluminação e equipamentos adequados

Esteja centralizado e olhando para a câmera quando for tirar a foto para o seu perfil, afinal, fotos olhando para o lado são muito estilosas, mas não passam o mesmo nível de credibilidade necessária para sua foto do LinkedIn.

Tenha uma iluminação clara, uma dica simples é utilizar a luz natural do sol.

Utilize um equipamento que possa tirar uma foto nítida e em alta resolução, muitos smartphones possuem essa capacidade.

Como exemplo dos pontos levantados, veja abaixo uma foto do Richard Branson:

foto-ideal-linkedin-10VALIDAÇÃO DA FOTO IDEAL

Uma vez que você seguiu os passos anteriores, e evitou cometer os erros também apontados, é muito provável que você tenha obtido a foto ideal para o seu perfil!

Agora… seria muito bom se você tivesse uma validação certo?

A melhor forma para você ter uma confirmação se a sua foto está boa ou não é pedindo a opinião de pessoas que você não conhece, mas calma, não me entenda mal! Eu não quero que você saia na rua perguntando isso para estranhos (seria no mínimo muito esquisito né).

Primeiramente acesse ➜ https://www.photofeeler.com

Nesse site você pode fazer o upload da sua foto atual do LinkedIn, facebook ou qualquer outra foto que esteja no seu computador.

Após seu upload você precisará de no mínimo 20 créditos para iniciar a análise da sua foto (cada crédito corresponde a uma avaliação de um usuário da sua foto).

Você pode obter créditos votando na foto de outras pessoas nas seguintes categorias: Business (recomendo está opção para a foto do seu LinkedIn) Social (facebook, instagram e afins) e Dating (Tinder e afins).

Veja como que fica o resultado de uma avaliação:

foto-ideal-linkedin-11Você pode analisar mais de uma foto, desse modo você poderá comparar qual possui uma melhor avaliação.

backup-dados-linkedin

___________

Você Quer Conquistar Novos Clientes OU Um Novo Emprego? Então Confira Os Treinamentos Abaixo:

Opção 1 ➜ Os 2 Pilares Essenciais Que Utilizo Para Conquistar Clientes Através do LinkedIn – Sem Investir Em Anúncios! Clique AQUI e Reserve Sua Vaga!

Opção 2 ➜ Como Usar O LinkedIn Para Conquistar Sua Recolocação (Mesmo Que O Mercado Esteja Em Crise). Clique AQUI e Reserve Sua Vaga!

Veja o que você aprenderá em cada treinamento:

  • Os Segredos Para Elaborar Um Perfil Que Atrai e Conquista o seu Prospecto Ideal (Clientes Potenciais, Recrutadores/Tomadores de Decisão).
  • Como Se Conectar e Se Comunicar Do Modo Mais Efetivo Com Seus Prospectos, Gerando Novas Oportunidades Desde O Primeiro Momento.
  • E Muito Mais!

Importante: Os treinamentos possuem vagas limitadas, então garanta já a sua vaga!

Clique AQUI e se inscreva para o treinamento de Negócios.

OU

Clique AQUI e se inscreva para o treinamento de Carreira.