O Que o Uso Eficaz do LinkedIn e um Dermatologista Têm em Comum?

4 Lições Sobre o Uso Eficaz do LinkedIn

Desde pequeno, sempre procurei saber quem era a melhor pessoa, qual o melhor serviço ou produto para alcançar determinado objetivo.

Recentemente busquei um dermatologista e utilizei diversos canais para encontrar o melhor que atuasse nas proximidades da minha residência.

Apesar de ter esse objetivo inicialmente, acabei por escolher um que ficava há 2 horas da minha casa (sendo que tinhas outros que estavam há apenas 5 minutos de distância!)

Ao longo do caminho comecei a pensar nos motivos que me fizeram decidir por aquele profissional e ao longo da consulta realizei algumas perguntas que me geraram algumas lições e que agora quero compartilhar com você! Vamos lá?

1. Posicionamento

Há meses eu sofria com uma unha encravada, mas não era uma unha encravada qualquer… quem me dera!

Eu já tinha feito diversas sessões com 3 podólogos distintos e, apesar de todo o sofrimento, nada era capaz de eliminar o meu problema.

Foi então que na última consulta a podóloga me indicou procurar um dermatologista clínico, de modo que realizasse uma mini cirurgia (sim, era apenas uma unha encravada, mas a situação não estava nada favorável a minha pessoa haha).

Sendo que eu não tinha referência de nenhum profissional, então decidi pesquisar na internet.

Após algumas pesquisas, achei o profissional com quem me consultei e realizei a mini cirurgia.

Ele não se posicionava apenas como dermatologista clínico, não mesmo! Ele se posicionava como dermatologista clínico especializado em unha encravada e mais umas 3 coisas.

Isso por si só gerou uma influência absurda na minha decisão, afinal, ele não era um dermatologista “genérico”, ele era especializado exatamente no que eu precisava!

Aqui fica a grande lição dessa parte: Não importa se você está buscando conquistar novos clientes ou está buscando recolocação no mercado. Não se venda de forma genérica!

Se você quer se destacar no LinkedIn, ou em qualquer outro lugar, você não pode transparecer que faz somente o mesmo que outras milhões de pessoas!

Se você quiser entender melhor sobre como aplicar isso no LinkedIn, sugiro a leitura do artigo: 95% dos usuários do Linkedin erram feio no item MAIS importante… e você?

2. Depoimentos dos seus ex-pacientes

Eu não tinha qualquer indicação de conhecidos sobre que profissional escolher, nesse cenário (que é muito comum por sinal), depoimentos dos ex-pacientes teriam um grande peso na minha decisão.

E nesse quesito o profissional que escolhi possuía, pelo menos, 2 vezes mais depoimentos em comparação aos outros profissionais!

E não eram depoimentos qualquer, eram depoimentos de pessoas realmente gratas e muito satisfeitas com o trabalho realizado por ele.

Independentemente de você estar buscando novos clientes ou novas oportunidades no mercado, é fundamental que você tenha recebido recomendações no LinkedIn (afinal, falar é fácil… eu já fui para a lua 4 vezes e voltei de lá 10 vezes…)

Seus clientes potenciais ou recrutadores não vão analisar somente o que você fala a seu respeito, mas também o que as outras pessoas dizem ou indicam sobre você.

No LinkedIn você possui 2 opções obvias e uma não tão óbvia para esse fim:

1. Recomendações (depoimentos) que você recebe das suas conexões.

2. Endossos das suas competências que você recebe das suas conexões.

3. Curtidas, comentários e compartilhamentos que você recebe nos seus artigos (pessoas conectadas ou não com você no LinkedIn).

Eu não vou conseguir explicar ponto a ponto nesse artigo cada um desses itens, pois cada um deles merece um artigo exclusivo…

Então se você quer que eu faça um artigo sobre as melhores práticas para cada um dos itens acima, ou sobre qualquer outra coisa, me diga nos comentários e terei prazer em lhe responder pessoalmente e até mesmo criar um novo conteúdo para você! 🙂

3. Ele é uma autoridade no seu campo de atuação e colhe os frutos disso

O valor da sua consulta de diagnóstico e da mini cirurgia era mais alta que todos os outros profissionais que pesquisei, mas ainda assim o escolhi pelos motivos citados anteriormente.

Antes da mini cirurgia ele me disse que estava difícil manter o mesmo valor pelo seu trabalho, que era o mesmo desde o início de sua operação naquele local, por conta dos custos dos produtos que teria que utilizar.

Eu sabia que ele estava valorizando o seu passe e não tem nada errado nisso!

O que não pode é justamente o contrário, pessoas que possuem um grande valor, mas que não conseguem transmitir o mesmo para os seus clientes potenciais ou recrutadores.

Existe outro fator muito importante aqui: Assim como eu o percebi como uma autoridade na sua atuação, provavelmente outras pessoas também o percebem dessa forma.

Quando uma pessoa é reconhecida como uma autoridade no seu ramo de atuação, ela simplesmente passa a atrair novas oportunidades (que no nosso exemplo se traduz em mais pacientes).

Já que ele possui uma demanda maior que os demais profissionais de sua área, e seu dia é limitado há 24 horas… ele aumenta o preço do seu serviço.

Dessa forma ele alcança o ponto de equilíbrio entre a demanda e oferta (ok, vou parar de falar sobre o que aprendi na minha faculdade de Economia haha).

Se você quiser saber mais sobre como utilizar o LinkedIn para se tornar uma autoridade no seu campo de atuação, sugiro a leitura do artigo: 4 Passos Essenciais Para Você Criar Sua Autoridade No Linkedin

4. Atendimento de extrema qualidade.

Quando fui atendido ainda na consulta de diagnóstico, a primeira coisa que perguntei não foi a respeito da minha unha encravada (por mais que ela realmente estivesse me incomodando!)

Eu queria entender como que ele tinha conquistado aqueles depoimentos tão caprichados dos seus ex-pacientes.

Olha a resposta que ele me deu:

“Eu fiquei bem feliz e surpreso quando vi os depoimentos que tinha recebido, até porque só tenha essa clínica há 1 ano! Creio que isso aconteceu por conta do meu estilo de atendimento”.

Eu percebi alguns pontos que ele utilizava, conscientemente ou não, durante o seu atendimento e pós atendimento. Veja esses pontos abaixo:

1. Diferente de muitos médicos por aí, durante todo o atendimento ele aparentava um leve sorriso. Fato esse que proporciona um ambiente mais agradável (já foi comprovado cientificamente inclusive).

Falo mais sobre a importância do sorriso no artigo: O Guia Definitivo Para Você Escolher a Foto Ideal Para o LinkedIn!

2. Ele me deixou confortável para realizar diversas questões que iam além ao que estava buscando prioritariamente naquele momento, sem ficar olhando para o relógio ou coisas semelhantes.

3. Ele realmente detinha conhecimento naquilo que dizia ser especialista. Lembre-se que falar por falar, qualquer um pode…

Esse não era o seu caso, já que ele inclusive estava dividindo o seu tempo na sua clínica com uma nova especialização.

4. E o que mais me surpreendeu! Ele compartilhou o seu WhatsApp pessoal para que pudesse tirar quaisquer dúvidas sobre a recuperação pós mini cirurgia ou qualquer outro assunto (uma atenção especial, e que até então nunca tinha visto, e que ele realizava com todos seus pacientes).

Perguntas para você refletir:

  • Na área que você atua, você é um profissional diferenciado? Você vai além do que a grande massa faz ou é só mais 1 no meio da multidão?
  • Qual a impressão que as pessoas que você deseja atingir (clientes potenciais ou recrutadores) possuem ao seu respeito?
  • Você tem feito seu dever de casa para se tornar uma autoridade no seu campo de atuação?

Espero que essa leitura, por mais esquisita que fosse quando você leu o título, possa lhe trazer diversas reflexões que venham a alavancar o seu negócio ou carreira.

Agora eu quero MUITO saber sua opinião sobre o seguinte ponto: Você gostou do formato desse artigo?

Eu busquei não somente falar sobre a técnica xyz do LinkedIn e sim integrar isso a um fato que vivenciei.

Se você gostou ou não gostou, me ajude a caminhar em uma direção que eu possa te ajudar ainda mais! Então, por favor, me diga nos comentários o que achou. Combinado? 🙂

E se quiser me ajudar ainda mais, clique no botão de gostei e compartilhe esse artigo.

Dessa forma você me ajuda diretamente na minha missão de ensinar mais pessoas a utilizarem o LinkedIn de um modo realmente eficiente. Vamos juntos?

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