10 Erros Críticos e Comuns De Um Perfil No LinkedIn (Você Provavelmente Comete

10 Erros Críticos e Comuns De Um Perfil No LinkedIn (Você Provavelmente Comete Alguns Deles…)

14 de Fevereiro de 2017

10 Erros Perfil LinkedIn

Uma vez me perguntaram “Rodrigo, você já mostrou diversos erros possíveis no LinkedIn… quantos mais existem?”.

Infelizmente a resposta para essa pergunta é impossível por si só, afinal, cada pessoa possui um objetivo distinto. A mesma coisa pode ser um erro para uns e acerto para outros.

Tendo dito isso, tem alguns erros que são muito comuns e nesse artigo quero mostrar os 10 erros críticos para um perfil no LinkedIn!


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1. Não ter foto ou ter uma foto inadequada

Você sabia que um perfil com foto no LinkedIn possui, em média, 11 vezes mais visualizações do que um perfil sem foto?

Você pode até pensar “ufa, tenho foto, então estou bem!”, sendo que não é bem assim.

O LinkedIn é uma rede profissional e, gostando ou não, a sua primeira impressão faz muita diferença. Por conta disso, pode ser que aquela foto perfeita para o seu Facebook, seja totalmente inadequada para o LinkedIn.

Se quiser saber mais sobre a foto adequada para o seu perfil, confira o artigo ➜ O Guia Definitivo Para Você Escolher a Foto Ideal Para o Seu Perfil No LinkedIn!

2. Título Profissional Chato

O Título profissional é o item mais importante de todo o seu perfil no LinkedIn, ainda assim, 95% das pessoas erram feio aqui…

Pergunte-se a si mesmo:

  • O meu título me representa da exata forma como eu gostaria?
  • Ele me proporciona uma identidade única e forte?
  • No meu título aparece somente o meu cargo e o nome da empresa que trabalho? A maioria das pessoas usa o título dessa forma…

“Lembre-se: Se você quer resultados diferentes, precisa fazer coisas diferentes!”

Confira os meus 3 modelos para criação de Títulos Matadores para o LinkedIn ➜ 95% dos usuários do Linkedin erram feio no item MAIS importante… e você?

3. Não ter um Resumo ou não possuir uma chamada para ação nele

Existem diversos erros possíveis em um resumo, mas segue abaixo 3 erros muito comuns:

  • Você não possui um resumo (probabilidade de conquistar algo através do LinkedIn se torna quase nula).
  • O seu resumo é extremamente chato! Se você coloca muitas informações juntas, sem espaçamento adequado e sem caracteres especiais, pode apostar que independente do seu conteúdo, seu resumo será chato! Confira como resolver isso ➜ O Seu Perfil no LinkedIn é TÃO CHATO Que Gera Sono? 🙁
  • Não possuir uma chamada para ação clara é um outro erro clássico. Como que você espera que as pessoas entrem em contato com você, se você não coloca os seus dados para contato? Deixe bem claro os canais que você deseja que as pessoas entrem em contato com você: Celular, E-mail, Site e etc.

4. Não ter ou não detalhar suas experiências profissionais

Assim como no item anterior, há uma infinidade de erros que podem ser cometidos nesse item, mas quero lhe fazer 3 perguntas chaves:

  • Você colocou todas as suas experiências profissionais e trabalhos voluntários que já realizou e que são importantes para que você alcance os seus atuais objetivos no LinkedIn?
  • Você possui experiências chatas e sem chamadas para ação como no item anterior?
  • Você está confiante de que suas experiências estão transparecendo a sua melhor versão?

Reflita nessas questões, pois elas podem ser a chave para você criar experiências que atraem e lhe geram novas oportunidades.

5. Não ter URL Personalizada

Quando você cria uma conta no LinkedIn, automaticamente é gerado uma URL do seu perfil. O grande problema é que ela não é nem um pouco agradável…

Segue um exemplo de como ficaria uma url gerada automaticamente pelo LinkedIn e que ainda não foi personalizada: https://br.linkedin.com/in/nome-sobrenome/53/a50/661

Imagina que seu cliente potencial ou recrutador entra no seu perfil e vê uma URL como essas, cheia de números, “/”, grande demais… definitivamente você já inicia perdendo alguns pontos, certo?

Ao invés de ter uma URL feia no seu perfil, você pode ter uma personalizada como a que possuo no meu ➜ https://br.linkedin.com/in/rodrigomoubar

Se você quer aprender como ter uma URL Personalizada, tanto no layout antigo como no novo, confira ➜ Como Personalizar a URL do Seu LinkedIn e Por Que Isso Importa!

6. Perfil desatualizado.

Essa é um erro simples, porém crítico!

Quanto foi a última vez que você atualizou o seu perfil do LinkedIn? Tem mais de 1 ano? Então é provável que você tenha que atualizar o seu perfil.

Se você mudou de atuação profissional, até mesmo dentro da mesma empresa, isso deve transparecer no seu perfil.

Lembre-se que o seu LinkedIn é o seu cartão de visitas do século 21, então busque mantê-lo atualizado.

7. Não ter um perfil campeão

Usuários do LinkedIn com classificação de perfil campeão são 40 vezes mais propensos a conquistar oportunidades através do LinkedIn!

Resumindo: Você quer conquistar novas oportunidades para o seu negócio ou carreira através do LinkedIn? Então você deve ter um perfil campeão!

Confira o meu artigo específico sobre o assunto ➜ 7 Passos Para um Perfil Campeão no LinkedIn

8. Não possuir recomendações

Recomendações são a segunda maior prova social que você pode ter no seu perfil do LinkedIn (sendo a primeira os artigos que você publicou no LinkedIn, já que estes aparecem no seu perfil e firmam seu posicionamento/autoridade se feito corretamente, vou elaborar um novo artigo em breve sobre esse tema).

Você pode falar o que você quiser a seu respeito, mas isso não se compara ao efeito de ter outras pessoas dizendo que você é A referência na sua área de atuação!

Sugiro que você tenha pelo menos 3 recomendações no seu perfil para a sua posição mais importante (na maioria dos casos, a atual ou última experiência).

Peça recomendações para pessoas com quem você já trabalhou diretamente ou que gerou algum valor, de modo que não receba recomendações vazias.

9. Possuir poucas ou competências irrelevantes

Esse é o terceiro item que mais lhe garante autoridade, pois assim como no ponto anterior, são pessoas que estão afirmando que você possui conhecimento em determinadas competências.

O problema aqui é que a maioria das pessoas não define todas as 50 competências que o LinkedIn permite e acaba recebendo de forma automática novas competências de suas conexões (competências essas que, em geral, não tem nada a ver com você!).

Descubra como resolver esse problema no artigo: O Guia Completo Das Competências Do LinkedIn

10. Seu perfil alcança seu objetivo?

Você sabe exatamente qual é o seu objetivo ao utilizar o LinkedIn?

Se você não souber responder em prontidão essa pergunta, não importa o que você leia ou o que faça, não terá como saber se está ou não indo na direção certa.

E mesmo que você saiba qual é o seu objetivo no LinkedIn, quando você elaborou o seu perfil, isso estava conscientemente passando na sua mente?

A partir do momento que você define “Quero conquistar um novo emprego/novos clientes” todo o seu perfil deve ser construído de modo que você alcance esse objetivo.

Isso pode parecer óbvio, mas vai por mim, o óbvio faz toda a diferença!

Faça o exercício de refletir no seu objetivo e, após isso, olhe o seu perfil e analise se o que está ali realmente lhe aproxima de conquistar esse objetivo.

Dica Extra: Treinamentos Online e Gratuitos

Pode ser que você tenha percebido que comete diversos erros nos itens que apontei acima, mas ainda não saiba ao certo como corrigi-los (principalmente para os itens mais complexos como a construção de um título, resumo e experiências que atraem e conquistam Recrutadores e/ou Clientes Potenciais).

A boa notícia é que nesta semana estou dando alguns treinamentos online e gratuitos onde você aprenderá um passo a passo simplificado para construir o seu perfil no LinkedIn de um modo que atraia e conquiste os Recrutadores e/ou Clientes Potenciais.

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Além disso, também vou revelar nesses treinamentos:

  • Os Segredos Que Você Sempre Quis Saber Sobre O Uso Efetivo do LinkedIn, Mas Que Nunca Ninguém Lhe Contou.
  • Como Localizar, Se Conectar e Conquistar Recrutadores / Clientes Potenciais.
  • Como Conquistar Um Novo Emprego / Novos Clientes Através do LinkedIn.
  • E muito mais, confira.

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