2 Pilares do LinkedIn

Os 2 Pilares do LinkedIn: Será Que Você Está Errando Neles?

2 de junho de 2016

É muito provável que você utiliza o LinkedIn tendo como objetivo:

  1. Conquistar novos clientes;
  2. Conquistar uma recolocação no mercado ou uma posição melhor em outra empresa;
  3. Realizar um networking que vai te ajudar no curto, médio e longo prazo da sua vida.

Agora… você sabia que existem 2 pilares fundamentais que vão determinar o seu sucesso ou não para cada um desses objetivos?

Muito antes de eu me tornar especialista em LinkedIn (na verdade, muito antes de ler sequer um artigo sobre como utilizar o LinkedIn) e decidir ajudar as pessoas a utilizarem o LinkedIn de modo mais efetivo eu conquistei graças ao LinkedIn:

  1. O emprego na empresa dos meus sonhos (IBM);
  2. Dezenas de clientes para minha empresa no mesmo mês de sua fundação enquanto eu ainda trabalhava na IBM.

Você acha que eu fiz alguma espécie de milagre por aqui? Não mesmo! Eu apenas apliquei de forma intuitiva os 2 pilares do LinkedIn.

Antes de eu contar quais são esses dois pilares, tem uma outra coisa que na verdade os antecede: Definir exatamente quais são os objetivos a serem alcançados.

Deve ter uns 20 anos que não vejo o filme Alice no País das maravilhas, mas eu sempre lembro de uma parte desse filme…

Alice pergunta para o gato qual caminho ela deve seguir e a resposta é simplesmente perfeita (veja na imagem abaixo).2 Pilares do LinkedIn

É um filme para crianças, sim eu sei, mas faça essa reflexão vale ouro!

Você já definiu qual é o seu objetivo no LinkedIn? E quais são os passos que você deve tomar para o alcançar?

Se você quer conquistar novos clientes, quem é seu cliente ideal? Você realmente o entende? Sabe quais são suas dores? Sabe como você pode oferecer uma solução para o problema dele e não apenas um cara chato que vai empurrar um serviço/produto que ele não precisa?

Se você quer conquistar uma recolocação no mercado, para qual área você quer conquistar essa recolocação? Afinal, se você atirar para todo lado a sua probabilidade de obter um resultado é muito menor. Suas ações hoje no LinkedIn estão valorizando ou não a sua posição como um profissional da sua área?

É fundamental que você saiba exatamente o seu objetivo no LinkedIn e ter um plano de ação traçado, caso não seja dessa forma você estará desperdiçando boa parte do potencial que o LinkedIn tem a lhe oferecer.

2 Pilares do LinkedIn

Pilar 1: Elaborar um Perfil Verdadeiramente Campeão e que Atrai o seu Prospecto ideal.

Você nunca tem uma segunda chance de causar uma primeira impressão – Aaron Burns

Você já sabe qual é o seu objetivo no LinkedIn? Perfeito!

Agora o que você deve fazer é elaborar um perfil que irá de fato atrair e impressionar o seu alvo, seja ele um profissional de recursos humanos ou o seu cliente ideal.

O seu perfil tem como missão fazer com o seu alvo pense “Essa é a pessoa que eu preciso para a vaga X OU Esse serviço/produto é exatamente o que eu preciso”.

Eu vejo muitas pessoas que utilizam o LinkedIn ativamente e que infelizmente não devem conquistar muitos resultados, um dos principais motivos é o fato que o perfil destas não transparecem todo o potencial que elas de fato possuem ou não transpareceram o valor que seu serviço/produto proporciona.

Agora se você já possui um perfil no LinkedIn que realmente atrai o seu alvo você está feito! Basta deixar ele lá e as oportunidades irão surgir aos milhares… me desculpa pela sinceridade, mas isso simplesmente não vai acontecer!

Pilar 2: Realizar uma Prospecção Ativa no LinkedIn

Um perfil que realmente atrai o seu prospecto é fundamental para as 3 formas de prospecção:

  1. Modo passivo – Quando uma pessoa faz uma pesquisa e acha o seu perfil, esse modo é muito mais difícil de ter controle, afinal você depende do ranqueamento do seu perfil no LinkedIn. Pode se tornar uma prospecção ativa caso você adicione pessoas que visitaram o seu perfil, porém, não é possível saber na maioria dos casos se ela foi oriunda do modo passivo ou do item abaixo.
  2. Prospecção Indireta – Quando uma pessoa acha o seu perfil por meio do seu compartilhamento de atualização, publicação de um artigo, participação em um grupo e etc.
  3. Prospecção direta – Quando você pesquisa pelo seu alvo, se conecta e começa um relacionamento. De todas os métodos de prospecção, esse é o que você possui o maior controle.

Adivinha qual das 3 formas de prospecção que eu conquistei o emprego na empresa dos meus sonhos, assim como dezenas de clientes para minha empresa no mesmo mês de sua fundação?

Se você pensou na Prospecção direta você acertou!

Você sabia que por esse terceiro método você pode gerar até 750 oportunidades todo mês? É muito simples na verdade! Basta que você adicione 25 pessoas por 30 dias!

PS: Não pense que se você adicionar 100 por dia irá conquistar resultados mais rápidos, pois desse modo sua conta será restringida pelo LinkedIn.

Após definir meu objetivo eu elaborei um perfil que realmente fosse atraente para os alvos – Inicialmente um recrutador da IBM e tempos depois para o cliente ideal da minha empresa.


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Veja o que você aprenderá em cada treinamento:

  • Os Segredos Para Elaborar Um Perfil Que Atrai e Conquista o seu Prospecto Ideal (Clientes Potenciais, Recrutadores/Tomadores de Decisão).
  • Como Se Conectar e Se Comunicar Do Modo Mais Efetivo Com Seus Prospectos, Gerando Novas Oportunidades Desde O Primeiro Momento.
  • E Muito Mais!

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