6 Estratégias Infalíveis Para Impressionar os Recrutadores

6 Estratégias Infalíveis Para Impressionar os Recrutadores e Se Tornar Um Candidato “WOW”

13 de dezembro de 2017

Quando somos chamados para uma entrevista, muitas vezes ficamos pensando em inúmeras frases prontas, em o que iremos falar para se destacar e impressionar o recrutador, pois sabemos que esse é o nosso primeiro desafio: Conquistar e impressionar o recrutador.

A partir do momento em que você encontra um recrutador ou gerente de contratação, eles mudam o estado para o “modo de avaliação”. Saiba que esse “modo” é ininterrupto e você está sendo avaliado em vários níveis até você sair da entrevista. Siga estas seis dicas para aumentar suas chances de se destacar e ser memorável!

1.  Entre no escritório com energia

Você ficaria impressionado com a quantidade de pessoas competentes e habilidosas que aparecem de forma plana no “olá” inicial.

Eles podem acelerar enquanto conversam, mas essa primeira impressão faz toda a diferença.

Mantenha sua energia alta e atenção focada no início e seu entrevistador provavelmente se tornará um ouvinte mais receptivo e positivo.

Você pode fazer isso de modo simples, basta sorrir e falar coisas como: “É ótimo estar aqui. Eu quero aprender mais sobre essa oportunidade “, isso marca um tom caloroso e confiante.

Não faça o entrevistador fazer todo o trabalho pesado quando se trata de manter a conversa em progresso. Pausas longas e baixa participação de um candidato durante uma entrevista enviam bandeiras vermelhas para um recrutador. Dito isto, não fale um tsunami de informações sobre você.

Independentemente de como um entrevistador possa estruturar uma entrevista, alguns candidatos simplesmente falam demais, por quererem impressionar, e acabam perdendo o foco durante a conversa. Uma vez que os recrutadores começam a se sentir perdido quando um candidato está falando, ele se questionará se você está realmente preparado para a entrevista/posição. Seu objetivo então é mostrar a “faísca”, ser informado, pontual e conciso.

2.  Seja aberto e otimista com o entrevistador

Faça contato visual e dê ao entrevistador um firme aperto de mão. Mantenha sua linguagem corporal autoconfiante.

Uma pequena conversa pode se envolver e pode ajudar a mostrar sua personalidade de uma maneira boa.

Esteja atento ao que pode provocar algumas pequenas conversas: você pode notar um Kindle (leitor de livros digitais) em uma mesa e perguntar ao entrevistador se ele ou ela está lendo algo interessante. Você pode ver fotos de crianças em uma prateleira e fazer um comentário lisonjeiro sobre elas. Seja criativo e, o mais importante, seja sincero.

DESCUBRA OS 3 SEGREDOS PARA VOCÊ CONQUISTAR O EMPREGO DOS SEUS SONHOS, ATÉ 6 VEZES MAIS RÁPIDO… MESMO QUE O MERCADO ESTEJA EM CRISE!

ASSISTA A AULA GRATUITA CLICANDO AQUI!

3.  Esteja preparado e evite parecer nervoso

Você vai se sentir mais controlado e centrado durante uma entrevista, se você estiver bem preparado. Tente saber quem é o entrevistador (verifique os antecedentes, se possível). Prepare-se sobre a empresa, para que você possa discutir um cargo com confiança e fazer perguntas inteligentes.

Além disso, estar preparado pode mitigar os nervos. Se você está nervoso, tente o seu melhor para não mostrar isso. Candidatos nervosos e inquietos podem fazer um gerente de recrutamento ou gerente de contratação se perguntar sobre a presença executiva e como um candidato irá interagir com potenciais colegas de trabalho.

4.  Seja consciente de si mesmo

Entender e conhecer a si mesmo é uma parte fundamental do desempenho positivo e sucesso em papéis de liderança. Conheça seus pontos fortes, fracos, interesses e objetivos. Seja capaz de discuti-los com um entrevistador em um tom suave e conversacional.

Os candidatos que se destacam, muitas vezes investem tempo antes das entrevistas para pensar sobre quais informações eles querem transmitir para um entrevistador, especialmente no que diz respeito a um determinado trabalho. Normalmente, esses candidatos fornecem detalhes e insights sobre si mesmos com clareza e explicam como seus antecedentes são uma correspondência para o trabalho.

Você pode responder as seguintes perguntas?  Se você puder, você está em melhor posição para organizar seus pensamentos e entregar a um entrevistador uma imagem mais completa de si mesmo.

  • Quem é você? (Considere uma cápsula sucinta do seu plano de fundo profissional, destacando o que é pertinente para a posição para a qual você está se candidatando).
  • Quais são os seus pontos fortes? (O que você faz melhor? Forneça exemplos de como seus pontos fortes tiveram um impacto positivo em seus empregos anteriores.)
  • O que o separa de outros que podem estar buscando a mesma posição?
  • Por que você está interessado no trabalho?

5. Não se atrase

Essa dica é tão óbvia que pensei se deveria colocar aqui ou não, mas a verdade é que o óbvio as vezes não é tão óbvio assim (ou pelo menos não se faz presente na prática).

Caso você tenha o costume de se atrasar nos seus compromissos, assim como boa parte dos Brasileiros, busque deixar tudo pronto 1 dia antes da entrevista, como roupa, o que for comer antes de sair de casa e afins.

A recomendação “padrão” é chegar 15 minutos antes, eu já acho que você deve chegar 1 hora antes, programe-se para isso, desse modo, mesmo que aconteça um grande problema no caminho, que não é muito difícil de ocorrer por sinal, você ainda tem tempo de sobra para não se atrasar.

6. Mostre que você pode se adaptar em um mundo empresarial

Mais do que nunca, é importante que os candidatos mostrem que podem se adaptar com sucesso no ritmo de mudança constantemente acelerado em suas indústrias.

Os candidatos “Wow” são informados e claros sobre as mudanças atuais e futuras em suas indústrias. Eles podem discutir como eles lidaram com a mudança no passado e como eles lidaram com a ambiguidade em uma empresa no processo de evolução, reestruturação e reinvenção.

Os candidatos “Wow” podem convencer recrutadores e gerentes de contratação que eles podem gerenciar quando estrutura, estratégia de negócios e descrições de cargos estão em fluxo.

Os candidatos “Wow” deixam um entrevistador com a sensação de que eles permanecerão competentes independente do cenário, logo, impressionam os recrutadores 🙂

E agora, você já se sente mais preparado para se tornar um candidato “Wow”?

Espero que tenha lhe ajudado de alguma forma!

Você sabia que eu tenho um treinamento online e gratuito onde eu mostro os três segredos para você conquistar o emprego dos seus sonhos, até 6 vezes mais rápido, mesmo que o mercado esteja em crise?

Esse treinamento irá te mostrar como você pode alcançar o tão sonhado emprego, para assistir, basta clicar no link abaixo.

Clique Aqui Para Assistir a Aula Gratuita.

Quer Conquistar Um Novo Emprego Através do LinkedIn?
Então se Inscreva no Treinamento Online e Gratuito Abaixo!

SIM! Eu Quero Reservar Minha Vaga!

1