Aceitar ou não convites de conexão no LinkedIn

Aceitar ou Não Todos os Convites de Conexão no LinkedIn?

1 de junho de 2016

Você já recebeu algum convite de conexão no LinkedIn de alguém que não conhece e ficou em dúvida se deveria ou não aceitar?

Caso sua resposta acima seja “Sim”, quero que você pense nesse momento quais os motivos que lhe levaram a não querer aceitar o convite.

Iai, pensou? Então vamos em frente!

Digamos que você esteja em um evento de networking presencial e alguém viesse para conversar com você, qual das duas opções abaixo você iria optar:

  1. Conversar normalmente;
  2. Dar as costas e sair andando…

Eu creio que a grande maioria das pessoas iria conversar, afinal, um dos maiores motivos para você estar em um evento de networking é realizar o networking em si.

Sendo assim, porque não atuar do mesmo modo no LinkedIn?

Se você se conectar apenas com pessoas que você conhece (como o LinkedIn sugere, porém eu creio que o objetivo nessa sugestão é simplesmente evitar o uso inadequado com base no Spam de seus usuários), você estará perdendo de forma massivas as oportunidades que essa rede possui.

Veja abaixo porque você deve aceitar todos os convites:

1. Aparecer mais vezes na pesquisa de outros usuários do LinkedIn

Um dos principais fatores para você aparecer em uma pesquisa é quantos pessoas em comum você tem com a pessoa que realizou a pesquisa, além disso, você não irá aparecer no resultado caso não seja uma conexão de segundo grau (conectado a alguém da rede daquela pessoa) ou de terceiro grau (conectado a alguém que está conectado a aquela pessoa).

2. Nova Conexão = Nova Oportunidade

Muitas pessoas pensam que se uma pessoa não corresponde ao seu prospecto ideal (seja o perfil do seu cliente ideal ou um recrutador) então não vale a pena se conectar e isso é um tremendo engano!

Você pode me garantir que uma nova conexão não será a chave para a maior oportunidade da sua vida? Não né? Então é melhor parar de recusar/ignorar os convites que recebe.

3. Mais pessoas irão ver suas atualizações

Quanto mais pessoas você tiver na sua rede, tudo ou mais constante, mais pessoas irão ver suas atualização e artigos. Por sinal, estes são 2 dos 4 pontos para desenvolver sua autoridade no LinkedIn que abordo no artigo: Os 4 passos para criar sua autoridade no Linkedin

4. Você não prejudica as pessoas

Quando você recusa um convite, e outras pessoas fazem o mesmo, o algoritmo do LinkedIn entende que pode ser necessário restringir o perfil daquela pessoa e talvez ela não mereça isso.

5. Você não se limita geograficamente

É provável que a maioria dos seus conhecidos seja da região que você morou a maior parte de sua vida, sendo que hoje em dia não temos motivos para permanecermos nessa limitação.

6. O poder da recomendação

Quando uma pessoa faz uma recomendação a seu respeito, seja para um potencial cliente ou para recrutador/tomador de decisão de uma empresa, as suas chances de sucesso aumentam exponencialmente.

7. Nada é para sempre

Aceitou um convite e por algum motivo se arrependeu? Basta excluir a conexão ou bloquear a conexão, para isso basta acessar o perfil da pessoa e clicar na seta para baixo logo ao lado da opção “Enviar Mensagem”.

Convites-LinkedIn

PS: Nesse artigo eu estou tratando apenas do networking passivo, onde você aceita conexões. Caso queira aprender como realizar o networking ativo de modo eficaz, além dos 5 itens essenciais para um perfil verdadeiramente campeão no LinkedIn e outros pontos fundamentais, clique aqui e baixe gratuitamente o Guia Essencial do LinkedIn Para Negócios.

Quantidade + Qualidade = Networking Realmente Eficaz

Quando você receber um novo convite no LinkedIn, mesmo de alguém que você não conhece previamente, você deve:

  1. Aceitar o convite;
  2. Enviar uma mensagem logo em sequência.

Esse segundo ponto é MUITO importante e a maioria das pessoas o ignoram.

Para você realizar um networking eficaz no LinkedIn você deve unir a quantidade (enviar e aceitar convites), com a qualidade (relacionamento com a nova conexão).

Não adianta de nada você aceitar qualquer convite, caso este represente apenas mais um número para você. Toda vez que você aceitar uma nova conexão você tem como “dever de casa” enviar uma mensagem.

Conheço pessoas que possuem dezenas de milhares de conexões no LinkedIn, mas que não geravam sequer uma oportunidade… isso acontecia pois ela tinha trabalhado apenas para aumentar o número de conexões (quantidade), deixando de lado todo e qualquer relacionamento (qualidade).

MUITA ATENÇÃO: Sua mensagem não deve se resumir a um pedido seu e ponto final.

Pense como se você fosse a outra pessoa, porque ela iria te ajudar com algo que você deseja se você não gerou nenhum valor para ela?

Sua mensagem deve ser baseada no modo ganha-ganha, ou seja, de modo que os dois lados realmente sejam beneficiados. Sabe qual o grande segredo aqui? Faça a seguinte pergunta a si mesmo: Como eu posso ajudar essa pessoa?

Se coloque a disposição ou ofereça algo de valor (valor é diferente de dinheiro) para suas conexões, desse modo, a probabilidade dela te ajudar no curto, médio e longo prazo é muito maior.

PS2: Você obviamente também deve responder as mensagens que recebe.

Você pode estar pensando: Eu não tenho tempo para me relacionar com as pessoas.

Posso te dar uma opinião? Se você acha que networking é perder tempo, então você acabou de perder um bom tempo lendo esse artigo…

Eu não estou falando para você viver todos as horas do seu dia para fazer networking, apesar que isso deve gerar um retorno excelente, mas sim investir uma pequena parte do seu dia para construir um verdadeiro networking que poderá lhe ajudar no curto, médio e longo prazo da sua vida profissional.


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