O Guia Completo Das Competências Do LinkedIn – Parte 2

O Guia Completo Das Competências Do LinkedIn – Parte 2

3 de janeiro de 2017

Antes de mais nada, você já viu a primeira parte desse artigo sobre Competências do LinkedIn?

Veja alguns pontos já abordados:

  • Como adicionar novas competências.
  • Como excluir competências indesejadas.
  • Como reorganizar as competências.
  • O maior atalho para definir as competências ideais para o seu perfil.
  • E muito mais!

Esse conhecimento é fundamental para que você utilize a real potência que as competências do LinkedIn possuem para o seu perfil e para sua imagem como um todo, então recomendo fortemente que você inicie essa leitura após ver a primeira parte.

Confira aqui a primeira parte desse conteúdo.

Tendo dito isso, vamos ao conteúdo!

Quando você coloca uma nova competência no LinkedIn ela inicia com 0 recomendações (ou seja, nenhuma conexão sua clicou no “+” da competência e confirmou que você de fato possui tal conhecimento).

PS: Em alguns casos você já pode iniciar uma competência com diversas recomendações, isso acontece caso você já tenha recebido essas recomendações pelas suas conexões antes mesmo de colocar ela no seu perfil (explicação detalhada sobre isso na primeira parte do artigo).

O grande problema aqui é que a grande maioria das pessoas possui competências que não tem nada a ver com sua real atuação/conhecimentos (fato esse que foi analisado e resolvido na primeira parte desse artigo) e não possui muitas recomendações (o que é um grande problema no aspecto da prova social).

Digamos por exemplo que você pretende conquistar novas oportunidades, seja de clientes potenciais, recolocação no mercado ou um emprego melhor.

No seu perfil as competências possuem, no máximo, 30 recomendações. Já o seu “concorrente” possui + de 99 em várias competências… quem, tudo o mais constante, sai na vantagem?

“A Rodrigo, isso é bobeira! Quem é que vai se importar com isso?”

Vou ser bem sincero com você… isso é MUITO importante para conquistar novas oportunidades!

Veja bem, tirando a parte das competências e das recomendações (no formato de depoimentos) que você recebe das suas conexões, todo o resto do seu perfil foi elaborado por você mesmo.

E vamos ser sinceros…

Uma coisa é VOCÊ falar sobre você mesmo, outra coisa é o que as OUTRAS falam sobre você!

Qual você acha que pesa mais? A sua recomendação sobre si próprio ou a recomendação de outra pessoa?

Lembre-se que um dos modos mais fáceis de conquistar novas oportunidades ocorre por meio da indicação de outras pessoas, ou como é mais conhecido, o famoso Q.I.


DICA: Nos treinamentos online e gratuitos que estou dando nessa semana, ensino meios para conquistar novas oportunidades (mesmo que você ache que não possui o famoso Q.I. a sua disposição), como elaborar um perfil que atraia novas oportunidades e muito mais! Então fica aqui os meu convites:

Treinamento de LinkedIn Para Negócios – Clique AQUI e se Inscreva.

Treinamento de LinkedIn Para Carreira – Clique AQUI e se Inscreva.


Agora que já sabemos a importância das recomendações nas competências, vamos partir para o próximo passo!

3 Passos Simples Para Conquistar o “+ de 99” nas suas competências.

1. Aumentar Sua Rede de Conexões.

Muitas pessoas pensam que o correto é manter sua rede restrita as pessoas que de fato conhece no LinkedIn… sendo que isso é um tremendo erro! Falo mais sobre o assunto no artigo: Aceitar ou não todos os convites de conexão no LinkedIn.

Vamos ao fato: Se você tem 70 pessoas conectadas com você no LinkedIn, na melhor das hipóteses você terá competências com 70 recomendações!

Fica aqui um conselho de amigo para 2017: Adicione pessoas que façam sentido para os seus objetivos e aceite os convites que receber, afinal, a maior oportunidade da sua vida pode vir de uma pessoa que você ainda não conheceu… 🙂

2. Recomende as competências de suas conexões.

Uma coisa que realmente move a minha vida e que me garante motivação diária para fazer o que tem que ser feito é, simplesmente, ajudar as pessoas!

Quando você se coloca à disposição para ajudar ao próximo, sua vida passa a fazer mais sentido e você se torna mais feliz.

Além disso, ainda há o princípio poderoso da reciprocidade! Basicamente: Quando você ajuda as pessoas, uma parte dessas terá o desejo de devolver o favor ou lhe ajudar de alguma forma.

“Aaa Rodrigo, o que isso tem a ver com as competências do meu perfil?”

Calma calma, vou chegar lá agora! 🙂

Uma vez que você recomenda as competências de suas conexões, uma parte dessas pessoas irá no seu perfil e, como forma de agradecimento, irá recomendar as suas competências!

Faça o teste, recomende as competências de suas conexões e me conte nos comentários desse artigo como foi essa experiência. Tenho certeza que irá se surpreender com os resultados!

Saiba também que isso não é uma relação 1 para 1, ou seja, não são todas as pessoas que você recomendar que irão lhe recomendar. Apenas uma parte fará isso, mas quando analisamos o todo… o resultado passa a ser bem interessante!

3. Peça recomendações.

Outro modo, esse mais direto, é pedindo diretamente para que suas conexões lhe recomendem.

Caso opte por essa opção, tenha em mente que não deve pedir para recomendarem todas as suas 50 competências do seu perfil (abordo sobre a importância de ter 50 competências na primeira parte desse artigo).

Peça recomendação apenas para as competências mais importantes para o seu momento atual, 3 ou 5 é um bom número, e que de preferência essas sejam as primeiras competências que aparece no seu perfil (vide primeira parte desse artigo).

Se você quiser potencializar os seus resultados, recomendo que inicialmente recomende essas pessoas ou pergunte se elas também desejam ser recomendadas e se coloque a disposição para ajudar de outras formas.

IMPORTANTE: Essa mensagem não pode ser a primeira mensagem entre vocês!

Seu foco deve ser ajudar, ajudar e ajudar! Ser ajudado é na maioria dos casos uma consequência natural, que pode ser alavancado por meio de um pedido, mas é necessário que se tenha um relacionamento prévio! Ok? 🙂

Seguindo esses 3 passos, tenho certeza que logo logo você conquistará competências com o “+ de 99” e isso fará com que as pessoas lhe percebam como uma autoridade no seu campo de atuação, o que com certeza irá lhe passar uma credibilidade muito maior e, com isso, será mais fácil conquistar novas oportunidades através do LinkedIn.

Gostou desse artigo? Então clique em gostei, faça um comentário (que vou ter o maior prazer em responder pessoalmente) e compartilhe esse conteúdo com sua rede (também faço questão de lhe agradecer).

Dessa forma você me ajuda diretamente na minha missão de ensinar mais pessoas a utilizarem o LinkedIn de um modo realmente eficiente. Vamos juntos?


Você Quer Conquistar Novos Clientes OU Um Novo Emprego? Então Confira Os Treinamentos Abaixo:

Opção 1 ➜ Os 2 Pilares Essenciais Que Utilizo Para Conquistar Clientes Através do LinkedIn – Sem Investir Em Anúncios! Clique AQUI e Reserve Sua Vaga!

Opção 2 ➜ Como Usar O LinkedIn Para Conquistar Sua Recolocação (Mesmo Que O Mercado Esteja Em Crise). Clique AQUI e Reserve Sua Vaga!

Veja o que você aprenderá em cada treinamento:

  • Os Segredos Para Elaborar Um Perfil Que Atrai e Conquista o seu Prospecto Ideal (Clientes Potenciais, Recrutadores/Tomadores de Decisão).
  • Como Se Conectar e Se Comunicar Do Modo Mais Efetivo Com Seus Prospectos, Gerando Novas Oportunidades Desde O Primeiro Momento.
  • E Muito Mais!

Importante: Os treinamentos possuem vagas limitadas, então garanta já a sua vaga!

Clique AQUI e se inscreva para o treinamento de Negócios.

OU

Clique AQUI e se inscreva para o treinamento de Carreira.

Quer Alavancar o Seu Negócio na Maior Rede Social do Mundo dos Negócios?
Então se Inscreva no Treinamento Online e Gratuito Abaixo!

SIM! Eu Quero Reservar Minha Vaga!

1