6 Passos Para Você Dominar os Grupos do LinkedIn!

6 Passos Para Você Dominar os Grupos do LinkedIn!

20 de novembro de 2015

Os grupos do Linkedin são uma excelente fonte para geração de Leads, entretanto, percebo que muitas pessoas não sabem utilizar esta poderosa ferramenta do Linkedin para Negócios.

Por meio dos grupos do Linkedin é possível:

  • Aumentar o seu alcance para milhares de pessoas – Diversos grupos no Linkedin possuem mais de 10.000 pessoas, você provavelmente terá um alcance maior do que a sua própria rede quando for compartilhar ou comentar algum assunto;
  • Ser reconhecido como uma autoridade em seu campo de atuação – Utilizando os grupos de forma correta você passará a ser reconhecido como uma autoridade no seu campo de atuação e, consequentemente, alavancará o seu negócio para novas oportunidades, já que os leitores dos grupos terão interesse em saber o que você pode fazer por eles;
  • Entender melhor os seus prospectos – Ao participar de um grupo no Linkedin composto por seu público alvo, você passa a entender quais são as dúvidas, desejos e anseios destas pessoas. Quando você passa a entender os seus clientes o seu marketing se torna muito mais eficaz e, dessa forma, mais vendas serão concluídas;
  • Melhorar o ranqueamento do seu perfil no Linkedin – Como os grupos do Linkedin aparecem em seu perfil, o motor de busca do Linkedin irá automaticamente indexar os nomes dos grupos que aparecem no seu perfil. Além disso, o mecanismo de inteligência do Linkedin irá entender melhor quem você é e o que você faz, ambos os fatores influenciarão no ranqueamento do seu perfil.

Agora que você já entende a importância dos grupos no Linkedin para Negócios, vamos seguir para os 6 passos essenciais para gerar leads por meio do Linkedin para Negócios.

OBS: Para escolher os melhores grupos, é aconselhável que você saiba utilizar a ferramenta de pesquisa avançada do Linkedin. Este item é ensinado no Guia Essencial do Linkedin para Negócios que é 100% gratuito! Clique Aqui e Baixe Agora Mesmo.

Passo 1 – Como Achar Os Melhores Grupos Do Linkedin Que Você Deve Participar

  • Pesquise por pessoas que tenham o mesmo público alvo que você – Dentro dos perfis dessas pessoas, veja os grupos que eles participam e solicite sua participação nos grupos que fizerem a maior lógica para o seu negócio;
  • Pesquise por pessoas que correspondam ao seu cliente ideal – Ao realizar essa pesquisa você entenderá quais são os interesses deles e quais os grupos que seu público alvo geralmente participa;
  • O método mais comum – Pesquise utilizando palavras chaves por grupos que correspondem ao serviço ou produto que você oferece, colocando termos correlacionados ao seu negócio. Estes grupos tendem a ser compostos pelo seu público alvo, assim como pelos seus concorrentes diretos e indiretos;
  • Analise a qualidade dos grupos – Verifique a frequência das postagens em determinado grupo, se as pessoas curtem e comentam nas discussões. Grupos com diversas publicações ao longo do dia, com pouca interação e que contenha diversos links aleatórios devem ser descartados.

Passo 2 – Participe Efetivamente Dos Grupos Do Linkedin

Um conceito fundamental e frequentemente ignorado consiste em conquistar a confiança de uma pessoa antes de querer vender algo para ela. Isto é ainda mais importante no segmento B2B. 

Por meio dos grupos no Linkedin você irá adquirir a confiança das pessoas e produzir sua autoridade no seu campo de atuação, isto será realizado por meio de sua participação nas discussões.

Lembre-se: Você sempre deve buscar resolver os problemas e responder as perguntas dos outros membros.

Escolha de 3 a 5 grupos para participar de forma efetiva, de preferência aos grupos em que os membros possuem um alto engajamento e que os conteúdos compartilhados possuem um real valor.

Procure visitar os grupos de 2 a 3 vezes por semana, você pode configurar dentro destes grupos para receber as suas atualizações diariamente, assim você irá descobrir quais são os posts que estão sendo debatidos e decidir se vale a pena participar deles.

O que não deve ser feito: Ser efetivo não significa ficar postando conteúdo o tempo todo, já que é preferível postar pouco do que inundar um grupo com uma sequência de publicações.

Você não deve ficar postando links sem nenhum contexto na esperança de obter tráfego e Leads para sua página, pois isto acarretará em duas coisas: Você será banido por um dos moderadores ou será classificado como um Spammer pelos próprios membros do grupo e isto limitará suas publicações futuras.

Passo 3 – Participe Das Discussões Mais Populares

Como as discussões mais populares do Linkedin tendem a gerar mais visibilidade, focar nestas tendem a gerar um maior retorno para o seu tempo e esforço.

Vale a pena colocar sua opinião a respeito do tópico, prover um insight relacionado ao assunto, responder a comentários existentes, gerar perguntas provocadoras visando alimentar comentários adicionais, curtir as discussões e os comentários existentes que possuam um alto valor.

Se as pessoas percebem que você adiciona valor as discussões, você passará a ser reconhecido como uma autoridade dentro daquele grupo no seu campo de atuação.

Você pode ainda compartilhar um link de seu conteúdo dentro dessas discussões, contanto que seu conteúdo esteja contextualizado e venha a agregar valor para os membros do grupo.

Dessa forma você estará gerando leads qualificados para sua página, que poderá inclusive aumentar ainda mais o seu alcance caso estes leads compartilhem a sua página no Linkedin e até mesmo por outros canais sociais como o Facebook e o Twitter.

Passo 4 – Crie Novas Discussões

Antes de começar suas próprias discussões eu aconselho você a investir um tempo participando de outras discussões populares.

Veja o histórico de postagens que obtiveram um alto engajamento e procure identificar:

  • Que tipo de conteúdo que está gerando o maior resultado naquele grupo?
  • O que importa para eles?
  • Quais são os seus objetivos?

Após obter esse entendimento você estará muito mais apto a criar discussões que, de fato, gerem um alto engajamento.

Criar suas próprias discussões é uma forma poderosa de interagir nos grupos e os resultados que você pode obter são:

  • Alcançar mais pessoas;
  • Tornar uma discussão popular;
  • Construir sua autoridade dentro do grupo.

Para que suas discussões gerem um real engajamento procure:

  • Criar discussões contendo uma pergunta aberta – Pense no seguinte: Quantas pessoas são necessárias para responder uma discussão que diz “Quanto que é 2 + 2?”. Esse não é o tipo de pergunta que você deseja fazer no Linkedin, certo? Pergunte algo que de margem a múltiplas interpretações e, dessa forma, alimente a discussão;
  • Peça por uma ajuda – Pode parecer mentira, mas o simples fato de você pedir ajuda sobre um dado assunto pode engajar um tópico. Pode ficar relaxado que este ato não fará com que você ganhe um status negativo, muito pelo contrário, já que mostrará que você está aberto a novos conhecimentos;
  • Compartilhe um artigo próprio – Eu aconselho que você compartilhe apenas 1 artigo próprio por semana para cada grupo que você decidir participar, mas tenha certeza que o seu conteúdo irá responder uma questão ou resolver um problema dos membros daquele grupo;
  • Compartilhe artigos de terceiros – Compartilhe conteúdo de outros sites ou blogs que façam sentido para os membros daquele grupo, para que você possa manter uma contribuição balanceada e não focada somente no seu próprio conteúdo.

Passo 5 – Adicione Pessoas Que Tiveram Engajamento Contigo Dentro De Uma Discussão

Ao gerar conteúdo de qualidade por meio das discussões no grupo você irá aumentar a sua visibilidade e autoridade para outros membros, entretanto, muitas das vezes um prospecto ideal comenta na discussão que você participou, curte a sua discussão ou seu tópico, mas não te adiciona.

Não espere que seu prospecto lhe adicione, visite o seu perfil e faça você mesmo! Pense no seguinte: “O que eu vou perder com isso a não ser 30 segundos do meu tempo?”.

OBS: Sempre que for adicionar uma conexão, envie um convite personalizado. Dessa forma, você irá criar um relacionamento desde o primeiro momento e terá uma alta taxa de aceitação para o seu convite.

Para aprender a estruturar o convite personalizado da forma mais eficaz, eu preparei o Guia Essencial do Linkedin para Negócios que é 100% gratuito! Com ele você ainda aprenderá como tornar uma nova conexão em um cliente para o seu negócio. Clique Aqui e Baixe Agora Mesmo.

Passo 6 – Crie O Seu Próprio Grupo

Se você estiver disposto a assumir o compromisso de ter o seu próprio grupo, saiba que isto é um dos grandes segredos para produzir a sua autoridade no Linkedin para Negócios, assim como para conseguir novos Leads.

Para que você possa ser dono de um grupo de sucesso, escolha um nicho de seu mercado que não esteja bem representado por outros grupos dentro do Linkedin.

Para que seu grupo se torne uma referência no assunto, será necessário alimentar o grupo criando novas discussões, principalmente no primeiro momento na qual a base de usuários não tende a ser muito expressiva.

Buque adicionar pessoas ao grupo que possam compartilhar suas experiências e insights.

Como fundador do grupo você terá diversas vantagens, como por exemplo:

  • Colocar um link para o seu site dentro do grupo gerando trafego para sua página;
  • Controlar quais discussões irão possuir mais visibilidade através da ferramenta “Escolha do gerente”;
  • Configurar um e-mail de boas-vindas para os novos integrantes que poderá informar a conduta a ser seguida dentro do grupo, assim como um link para o seu site ou artigo de sua preferência;
  • Configurar o envio de um e-mail semanal, onde você pode destacar as discussões mais relevantes da semana, divulgar um novo artigo ou qualquer outra coisa que faça sentido para o seu negócio e os membros de seu grupo.

Parabéns! Agora você tem toda a informação que precisava para gerar Leads altamente qualificados por meio dos grupos, utilizando o Linkedin para Negócios.


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