A Melhor Estratégia Que Existe Para Você Conquistar o Emprego dos Seus Sonhos

A Melhor Estratégia Que Existe Para Você Conquistar o Emprego dos Seus Sonhos

15 de maio de 2018

Vamos continuar?

Esse é o segundo de uma série de três artigos onde irei lhe mostrar como que você realmente pode conquistar o emprego dos seus sonhos, fugindo das armadilhas e golpes que existem por aí, baseado em pesquisas de mercado!

No primeiro artigo eu contei sobre o verdadeiro motivo pelo qual você não conquista um novo emprego (eles não querem que você saiba disso).

Além disso, falei sobre diversos golpes comuns que você pode cair a qualquer momento, caso não esteja de olho bem aberto, enquanto busca por um novo emprego.

Caso não o tenha lido, recomendo que faça isso agora, clicando nesse link aqui.

Depois é só voltar para cá.

Nesse artigo eu vou compartilhar a melhor estratégia que existe no nosso mercado, e ao redor do mundo, para você conquistar o emprego dos seus sonhos!

Uma das coisas que comentei no último artigo foi que apenas 20% das vagas são divulgadas publicamente…

Agora você pode estar se perguntando “Então me fala Rodrigo, onde é que estão essas 80% das vagas que não são divulgadas publicamente???”.

E para responder isso eu quero compartilhar um breve trecho de um artigo do Administradores:

Networking! Essa é a resposta! É através dele que você pode conquistar as 80% das vagas que não são divulgadas publicamente em lugar algum!

Aí você pode estar pensando “Então já era, eu não tenho ideia de como realizar o Networking de forma eficaz…”.

E se eu te dissesse que isso não é um problema, e sim uma oportunidade?

Veja bem, a grande maioria das pessoas não sabe como realizar um Networking eficaz…

Apesar do Networking corresponder a 80% das ofertas de emprego!

Imagina se você aprendesse como fazer um networking eficaz…

Quantas oportunidades seriam abertas para sua carreira, não é mesmo?

Definitivamente seria muito mais fácil conquistar aquele emprego que você tanto sonha!

Agora… será que essa é uma realidade só no Brasil ou também ao redor do mundo?

Veja abaixo um trecho de uma matéria do Recrutingblogs:

“De acordo com um relatório da ABC News, 80% dos empregos atuais são gerados através do Networking”.

De forma resumida, o Networking não é o melhor meio para conquistar um novo emprego somente no Brasil, mas sim ao redor do mundo!

Por sinal, em países mais desenvolvidos, a compreensão de que o Networking é a peça chave para conquistar um novo emprego é muito mais difundida do que por aqui (falo um dos motivos do porque isso ocorre no primeiro artigo dessa série).

Agora você já sabe que o Networking é a peça chave para você conquistar o emprego que tanto deseja.

A próxima etapa é saber com quem você deve fazer ele, não é mesmo? Então vamos lá!

Você deve se relacionar diretamente com as pessoas responsáveis pelas vagas que ainda não foram divulgadas, essas pessoas podem até mesmo criar uma vaga que não existia somente para você!

Essas pessoas, em geral, são: Profissionais de RH e Tomadores de Decisão.

Outra forma é conseguir o famoso “Q.I.”, em outras palavras, ter quem lhe indique para uma posição não divulgada publicamente, isso pode acontecer tanto por pessoas que atuam na mesma área que a sua, como por pessoas que atuam em áreas completamente diferentes.

Nesse momento pode ser que você esteja pensando “Então já era… conheço pouquíssimos profissionais de RH, Tomadores de Decisão, não tenho mais nenhum conhecido que possa me indicar e também não sei como fazer Networking com novas pessoas”.

A boa notícia é que existe sim uma bela saída, sabe qual? O LinkedIn!

Alguns dados interessantes do LinkedIn que talvez você não conheça:

  • O maior banco de dados de profissionais que há no mundo, com mais de 30 milhões de usuários somente no Brasil.
  • Você pode utilizar esse mesmo banco de dados para se relacionar diretamente com os Profissionais de RH e Tomadores de Decisão.
  • 95% dos recrutadores usam o LinkedIn para pesquisar candidatos e entrar em contato diretamente com estes.
  • 93% dos recrutadores analisam o perfil dos candidatos no LinkedIn antes de uma entrevista.
  • 78% dos recrutadores já contrataram alguém através das redes sociais, 92% destes via LinkedIn.

Isso para citar apenas alguns dados… incrível não é mesmo?

Não é à toa que o LinkedIn é a melhor e maior rede social do mundo para você alavancar sua carreira para o próximo nível!

Foi através do Networking no LinkedIn que eu conquistei a oportunidade que me gerou o emprego dos meus sonhos na IBM apenas 2 semanas após ter sido demitido da Prudential.

O Networking no LinkedIn vai muito além de simplesmente enviar um convite de conexão e nunca mais falar com a pessoa…

Conheço pessoas que possuem mais de 10.000 conexões no LinkedIn e que, infelizmente, nunca conquistaram uma oportunidade sequer…

O foco dessas pessoas estavam apenas na quantidade de conexões, sendo que a qualidade dos relacionamentos com suas conexões é o fator mais importante (no mundo ideal se une ambos, tanto a quantidade de conexões como a qualidade com elas).

E não é somente falar qualquer coisa que está bom, já tive o prazer de conversar com diversos recrutadores e muitos estão cansados de simplesmente receberem currículos em anexo com uma mensagem como “Se tiver alguma oportunidade por aí, estou à disposição”.

Vamos lá, é possível fazer melhor que isso!!!

Seria impossível cobrir por aqui todos os detalhes de como fazer um Networking eficaz no LinkedIn nesse artigo, até por que já está ficando um tanto quanto extenso, ainda assim, quero deixar alguns pontos essenciais para você o realizar, confira:

1. Sirva primeiro antes de querer ser servido.

Isso serve tanto para o Networking dentro do LinkedIn, como em qualquer outro lugar.

Porque uma pessoa que não te conhece, nunca sequer lhe viu, vai dispor do seu tempo para te ajudar de alguma forma?

Não estou querendo ser duro ou não acreditar no amor pelo próximo, a questão é, primeiro você deve buscar ajudar as pessoas, para só depois receber a ajuda delas… faz sentido não?

Nunca pense que um relacionamento pode ser uma via de mão única, o ideal é uma relação onde ambos ganham (ou pelo menos a pessoa que você está ajudando ganha, sim, é pra ser generoso mesmo).

Pense, por exemplo, na relação que você tem com um grande amigo(a) seu, tenho certeza que em algum momento, para vocês se tornarem grandes amigos, um ajudou o outro, não é mesmo?

Esse é o mesmo pensamento que você deve ter quando estiver iniciando um relacionamento com uma nova pessoa, pois independente de quem você seja e dos recursos que possui, e sempre possível ajudar o próximo de alguma maneira (ou pelo menos se colocar à disposição para ajudar).

2. Você deve aceitar todos os convites de conexão que recebe no LinkedIn

Você aceita convites de conexão apenas de pessoas que já conheceu? Caso sim, você realmente está se prejudicando…

Na minha opinião, não tem lógica não aceitar um convite de conexão no LinkedIn (claro que tem exceções, como por exemplo: se o perfil da pessoa parecer ser um fake ou caso você tenha algum motivo específico para não aceitar a pessoa).

Deixa eu te fazer uma pergunta… você pode me dar certeza que uma pessoa que você não conhece definitivamente não será a responsável pela maior oportunidade da sua vida?

Creio que a resposta é não, certo? Então é melhor passar a aceitar os convites de conexão que você recebe.

E caso você se arrependa de ter aceitado uma pessoa, saiba que é bem simples resolver, basta bloquear ou excluir a pessoa e vida que segue! rs

3. Mostre o famoso “brilho nos olhos” quando for falar com um recrutador / tomador de decisão no LinkedIn

Quando você for falar com um recrutador ou tomador de decisão, sempre se pergunte: Por qual motivo eu gostaria de trabalhar nessa empresa que ele(a) trabalha?

Se sua resposta for apenas “Quero retomar ao mercado de trabalho”, creio que ela não será boa o bastante para chamar a atenção dos recrutadores…

Mas vale a pena falar com poucas pessoas, mas ter propriedade e saber o real motivo pelo qual você gostaria de fazer parte daquela empresa (e falar isso para a pessoa), do que falar com 1000 pessoas com uma mensagem genérica e sem graça.

Espero que essas 3 dicas essenciais para fazer um Networking efetivo no LinkedIn lhe ajudem a conquistar o emprego que você tanto deseja, afinal, elas funcionaram tanto para mim como para diversos clientes e alunos.

Agora clique aqui e confira o terceiro e último artigo dessa série onde revelo quais são e como que você pode eliminar as 3 principais barreiras que te afastam do emprego dos seus sonhos.

Você Quer Conquistar Rapidamente Um Novo Emprego?

Então Clique Aqui e Descubra Como!

1

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of