Perfil no LinkedIn

O Seu Perfil no LinkedIn é TÃO CHATO Que dá Sono?

13 de abril de 2016

Você já se pegou lendo alguma coisa que de tão chata você acabou dormindo? Isso já aconteceu comigo várias vezes, época da faculdade então…

Infelizmente eu tenho esse mesmo sono quando leio alguns perfis aqui no LinkedIn 🙁

Digamos que o seu leitor foi atraído para o seu perfil por meio do seu título profissional do LinkedIn, que por sinal é o item mais importante de TODO o seu perfil.

Caso queira aprender a produzir um título MATADOR, clique aqui e confira.

Só que quando o seu leitor entra no seu perfil, ele se depara com um “pequeno bloco” de informação no seu resumo e/ou experiência como no exemplo abaixo:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Proin porttitor justo mauris, et pharetra ligula porta sed. Suspendisse potenti. Maecenas a nisi accumsan, vehicula lacus vel, efficitur felis. Nulla facilisis nulla quis risus interdum fringilla. Ut sagittis velit ac nisi rutrum, rutrum tincidunt turpis commodo. Proin ac posuere dui. Aenean pulvinar, neque dictum gravida finibus, massa velit placerat velit, a facilisis orci ligula nec nisi. Proin nec sem suscipit odio malesuada ultrices vitae et diam. Integer vitae erat erat. Curabitur pretium, augue eu luctus pulvinar, elit arcu eleifend enim, a convallis est tortor et nisl. Donec purus tortor, blandit vel posuere vitae, convallis vestibulum ipsum. Aliquam tempus sapien vel rhoncus varius. Mauris id orci nulla. Integer auctor vitae dolor id luctus. Donec tempor pharetra nibh at eleifend. Quisque id massa ac ex vestibulum auctor.

Rodrigo, você está testando minha paciência né? O texto acima nem está na língua portuguesa!

Em minha defesa, me responda o seguinte: Caso esse texto fosse em português, você acha que teria um real interesse em o ler por completo?

Agora adiciona nessa consideração que você não conhece a pessoa, aquele texto é uma das primeiras impressões que você tem dela.

Creio que agora você está feliz por eu ter economizado o seu tempo com um texto aleatório né? 🙂

Lembre-se que vivemos em um mundo globalizado onde há excesso de informações, sendo assim, a nossa luta não é mais pela falta de conteúdo e sim por qual conteúdo e de qual fonte devemos investir o nosso precioso tempo.

Faça uma avaliação crítica agora do seu perfil imaginando que ele é não é seu, mas sim, de outra pessoa… você se interessaria por ler ele ou não?

Você precisa passar sua mensagem de forma clara, rápida, concisa e de um modo atraente, se não for assim as pessoas que visitarem o seu perfil não irão ler o que você colocou ali e dessa forma mais uma oportunidade é perdida…

Rodrigo, me ajuda! Como posso desenvolver meu perfil de modo que meu leitor não fique com sono?

É simples! Veja abaixo os 3 principais vilões que tornam o seu perfil chato e como resolver contornar essa situação!

1º Vilão no Perfil do LinkedIn – Parágrafos que aparentam não ter fim

Eu amo ler e dedico pelo menos 1 hora diariamente para essa atividade, sendo que eu prefiro ler textos onde os parágrafos são pequenos, pois simplesmente a leitura flui melhor.

Agora imagina quando eu leio um perfil do LinkedIn cujo foco é voltado apenas para falar como aquela determinada pessoa é boa em x, y e z, com parágrafos imensos e eu sequer a conheço…

O foco dessa pessoa não deveria ser sobre ela e sim sobre o que o seu potencial cliente ou potencial leitor quer saber, mas isso é assunto para um artigo futuro 🙂

Você percebeu que todos os parágrafos desse texto possuem no máximo 3 linhas? Por aqui até dava para aumentar um pouco mais, por se tratar de um texto informativo, mas no seu perfil isso deve ser uma regra!

Trabalhe seu poder de concisão, faça isso pelo seu leitor vai 🙂

Lembre-se que você sempre pode criar um novo parágrafo para dar continuidade no assunto.

2º Vilão no Perfil do LinkedIn – Não utilização de Símbolos como ➔ ■ ♦ ✉ ✔

Os símbolos, quando utilizados com moderação, ajudam a estruturar um perfil de um modo muito mais atraente.

Quer um exemplo? Veja uma parte do meu resumo:

Combinação especial: Pequenos parágrafos de no máximo 3 linhas + Símbolos – Seu perfil ficará muito atraente!

3º Vilão no Perfil do LinkedIn – Uso de palavras difíceis sem necessidades

Me permita, por obséquio, deixar uma coisa bem clara aqui:

Um comunicador eficaz não é aquele que fala por meio de palavras bonitas e pomposas, que somente os mais “privilegiados” irão entender, e sim aquele que fala de um modo que TODOS entendam.

O LinkedIn recentemente fez uma campanha simplesmente genial! A campanha tinha como objetivo desincentivar o uso de Buzzwords – palavra técnica ou frase de efeito, sem muito significado, para impressionar o leitor ou ouvinte leigo.

Veja um exemplo abaixo:

Tradução literal: Qual bota me faz parecer mais orientada para resultados?

Então, por favor, sem palavra chata e sem sentido apenas para se sentir o mais intelectual dos intelectuais, combinado?

Seguindo esses 3 passos eu tenho certeza que eu e, principalmente, as pessoas que são importantes para você e que vão ler o seu perfil não terão sono 🙂


Você Quer Conquistar Novos Clientes OU Um Novo Emprego? Então Confira Os Treinamentos Abaixo:

Opção 1 ➜ Os 2 Pilares Essenciais Que Utilizo Para Conquistar Clientes Através do LinkedIn – Sem Investir Em Anúncios! Clique AQUI e Reserve Sua Vaga!

Opção 2 ➜ Como Usar O LinkedIn Para Conquistar Sua Recolocação (Mesmo Que O Mercado Esteja Em Crise). Clique AQUI e Reserve Sua Vaga!

Veja o que você aprenderá em cada treinamento:

  • Os Segredos Para Elaborar Um Perfil Que Atrai e Conquista o seu Prospecto Ideal (Clientes Potenciais, Recrutadores/Tomadores de Decisão).
  • Como Se Conectar e Se Comunicar Do Modo Mais Efetivo Com Seus Prospectos, Gerando Novas Oportunidades Desde O Primeiro Momento.
  • E Muito Mais!

Importante: Os treinamentos possuem vagas limitadas, então garanta já a sua vaga!

Clique AQUI e se inscreva para o treinamento de Negócios.

OU

Clique AQUI e se inscreva para o treinamento de Carreira.

Quer Alavancar o Seu Negócio na Maior Rede Social do Mundo dos Negócios?
Então se Inscreva no Treinamento Online e Gratuito Abaixo!

SIM! Eu Quero Reservar Minha Vaga!

1