Social Salles Index (SSI) do LinkedIn

O Que é o Social Salles Index (SSI) e Como Melhorar o Seu Resultado

6 de dezembro de 2016

Antes de qualquer coisa, o que é esse tal de “Social Selling Index” ou SSI?

O SSI é um indicador dividido em 4 categorias que avalia e compara o desempenho dos usuários do LinkedIn com um valor que vai de 0 até 100 (abordadei cada uma das categorias mais a frente).

O LinkedIn fez uma pesquisa com usuários que possuiam um alto SSI, veja alguns dos resultados:

  • Eles conquistam 45% mais oportunidades por quartil.
  • São promovidos 17 meses mais cedo.
  • São 51% mais prováveis de atingir suas metas de vendas.

Agora você deve estar curioso para saber qual é o resultado do seu SSI né? Então confira o seu pelo link a seguir ➜ https://www.linkedin.com/sales/ssi

Nessa mesma página você pode conferir o histórico de variação do seu SSI nas últimas 6 semanas, a média do SSI das pessoas do seu setor e da sua rede.

Social Salles Index (SSI)

Segue abaixo minha avaliação pessoal (e um tanto quanto crítica):

  • Se você possui um SSI abaixo de 60: Você precisa melhorar isso!
  • Se você possui um SSI entre 60 e 70: Você está pegando o jeito!
  • Se você possui um SSI entre 70 e 80: Muito bom, mas pode ficar melhor!
  • Se você possui um SSI entre 80 e 89: Excelente! Você é um usuário avançado do LinkedIn!
  • Se você possui um SSI entre 90 e 100: Parabéns! E você definitivamente é um usuário do Sales Navigator 🙂

Deixa eu esclarecer o último item: Eu já utilizei o Sales Navigator (que é uma versão premium do LinkedIn), porém obtive melhores resultados com outra versão premium do LinkedIn.

Eu sei que o Sales Navigator me possibilitaria alcançar melhores resultados no SSI (90+), entretanto, eu não acho que compensa o utilizar apenas para esse fim, afinal, eu vejo o SSI como uma bússola que aponta se estou indo ou não na direção certa.

Curiosidade: Você gostaria de saber sobre as diferenças entre as contas Premium do LinkedIn? Caso sim, me fale nos comentários, pois estou pensando em criar um novo artigo comparando as diferentes versões.

Cada uma das 4 categorias do SSI possui 25 pontos, segue abaixo cada uma delas e as ações que você deve realizar para melhorar o seu resultado:

1. Estabeleça a sua marca profissional

  • Tenha um perfil com força de campeão no LinkedIn – Caso não saiba o que é isso ou se seu perfil não for campeão, confira o artigo a seguir ➜ 7 Passos Para um Perfil Campeão no LinkedIn
  • Mesmo que o seu perfil seja campeão, pode ser que ele não esteja 100% completo. Nesses casos o próprio LinkedIn vai recomendar o que você deve fazer para ajustar isso.
  • Se você tem alguma apresentação, video ou algum outro conteúdo que possa enriquecer a sua marca pessoal, adicione no seu perfil nas seções de resumo ou experiências.
  • Agora… de nada adianta você preencher o seu perfil para elevar o seu SSI e ter um perfil que gera sono no seu leitor! Confira o artigo a seguir para eliminar esse problema: O Seu Perfil no LinkedIn é TÃO CHATO Que Gera Sono? 🙁
  • Seja endorsado e endorse as competências de suas conexões.
  • Peça e envie recomendações para suas conexões.
  • Publique artigos (ganho de seguidores por conta das publicações também pesa no calculo dessa categoria).

2. Localize as pessoas certas

  • Quando você for for pesquisar por uma pessoa no LinkedIn, não “atire para qualquer lado”.
  • Responda a seguinte pergunta: Quem são as pessoas que realmente podem me ajudar a conquistar a oportunidade que eu desejo? São essas pessoas que você deve localizar através do LinkedIn.
  • Utilize a pesquisa avançada do LinkedIn, assim como seus filtros, para achar exatamente essas pessoas.
  • Veja também as pessoas que estão visitando o seu perfil no LinkedIn e verifique o perfil delas, se for alguém relevante para você, porque não adicionar essa pessoa?

3. Intereja Oferecendo Insights

  • Curta, comente e compartilhe conteúdos que julgar interessante para suas conexões. Excelente oportunidade para você me ajudar e se ajudar, viu? 🙂
  • Participe ativamente dos grupos no LinkedIn, em outras palavras, curta, comente e compartilhe (sim, novamente rs).
  • Responda aos comentários que receber nas suas atualizações e publicações (veja, por exemplo, como eu dou atenção aos meus queridos leitores nesse e nos meus outros artigos).

4. Cultive Relacionamentos

Pronto! Agora você já sabe como melhorar os resultados das 4 categorias do seu SSI! 🙂

IMPORTANTE: Eu quero que você saiba que eu nunca fiz uma ação no LinkedIn com o intuito final de aumentar o meu SSI (como sair compartilhando qualquer conteúdo apenas por compartilhar, mesmo que esse não gere valor algum para as minhas conexões).

Como disse antes, o SSI é apenas uma bússola para avaliar se estou indo ou não na direção certa e recomendo que você também pense dessa forma.


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